compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Condutores precisam estar atentos às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro: regras do farol baixo e sinal vermelho mudaram
Algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram alteradas. Com isso, motoristas de todo o Brasil precisam se atentar e se encaixar no que foi estabelecido. Caso aconteça o descumprimento de alguma lei, o condutor poderá receber multa ou ter o carro apreendido.
Os últimos dois anos dataram mudanças no Código quanto ao uso do farol baixo, do sinal vermelho e até mesmo relativas à pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Em casos de sinalização vermelha no semáforo, o motorista pode seguir em frente se estiver dentro do que é estabelecido; caso não esteja, a consequência poderá ser séria.
O descumprimento das regras do CTB será receber 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.
Novas regras do CTB: semáforo vermelho e farol baixo
Semáforo vermelho
A Lei n. 14.071 estabeleceu o momento em que o motorista pode avançar diante do semáforo vermelho. Evidentemente, a cor significa que é momento de parar o carro e esperar a abertura do sinal verde. No entanto, a regra estabeleceu uma exceção.
Ficou estabelecido que o motorista poderá avançar mediante o sinal vermelho quando for virar à direita, caso a manobra seja permitida. O motorista fica impedido de seguir em frente ou virar à esquerda caso a sinalização esteja no vermelho.
Por isso, é importante lembrar que a regra do sinal vermelho é permitida somente para conversões à direita e no caso em que houver uma sinalização indicando que a manobra pode ser realizada.
Farol baixo
Recentemente, a Lei n. 14.071 estabeleceu novas regras para o CTB sobre o farol baixo. Portanto, a regra estabelecida em maio de 2016 deixa de ser válida ao determinar que o farol baixo era permitido em qualquer rodovia brasileira.
A nova regra estabelece que o uso do farol baixo deixou de ser necessário. Agora, somente nas rodovias de pista simples seu uso é obrigatório. Para os carros com a luz diurna de condução não é necessário utilizar o farol durante o dia.
O farol baixo ainda é obrigatório nestes lugares: mediante neblina, ao passar por túneis ou quando está chovendo.
(Com informações do portal Escola Educação)