compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Fenômeno, também chamado de ‘dança dos planetas’, só acontecerá novamente em 2040. Veja melhor horário para observar.
Gráfico ilustrativo do alinhamento de planetas (Foto: National Geographic)
Durante os próximos dias, entusiastas poderão acompanhar o alinhamento entre seis planetas do Sistema Solar no céu brasileiro.
O fenômeno raro ocorrerá no fim deste mês de dezembro e trará uma visão mais clara sobre Mercúrio, corpo celeste conhecido por ter uma visibilidade extremamente dificultada pelas suas propriedades e dimensões no espaço sideral.
Segundo o Observatório Nacional, o período de eventos cósmicos teve início no dia 14 de dezembro, com o surgimento da chuva de meteoros Gemínidas — da constelação de Gêmeos — nas madrugadas.
Acredita-se que essa longa queda de rochas vem de um asteroide da família Palas, descoberto em março de 1802 por Heinrich Olbers e nomeado em homenagem à deusa grega da sabedoria. As Quadrântidas e as Gemínidas são as principais chuvas que não têm um cometa como origem.
Começa na antevéspera do Natal
Porém, o grande destaque inicia apenas nesta sexta-feira, dia 23 deste mês, com um alinhamento raro entre seis dos oito planetas do Sistema Solar.
Segundo o portal Mega Curioso, eles poderão ser observados a olho nu entre o fim da tarde e o início da noite e consistem na aparição sequencial de Vênus, Mercúrio, (ambos próximos ao Sol, a oeste) Saturno (ao lado da Lua), Júpiter, Urano (ambos localizados no leste) e Mercúrio.
Vale lembrar que esse evento é visto, por entusiastas da astronomia e estudiosos da área, como algo marcante. Isso porque Mercúrio, por estar retrógrado — se direcionando em uma direção oposta à de outros corpos do sistema —, surgirá próximo de Vênus em uma aparição relâmpago.
Não é preciso nenhum equipamento especial para assistir ao espetáculo, basta ter uma visão limpa e desobstruída do horizonte.