Chuva de meteoros continua iluminando o céu de cidades do interior de São Paulo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chuva de meteoros surpreendeu interior paulista e fez céu brilhar no pico da escuridão da madrugada; imagens surpreenderam cientistas

Esses registros foram feitos em Nhandeara, pelo astrônomo Renato Poltronieri, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

A chuva de meteoros Geminídeas vem dando um show no céu de cidades do interior de São Paulo durante o final de semana.

Registros foram feitos na cidade de Nhandeara, no noroeste paulista, pelo astrônomo Renato Poltronieri, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Como Franca não tem estação da Rede Brasileira de Observação e nem câmeras específicas para registrar o fenômeno, é difícil ter imagem da chuva de estrelas cadentes, embora elas estejam acontecendo nas madrugadas.

A chuva de meteoros continua acontecendo

“Este ano ela surgiu bonita, depois de alguns anos sem muitos meteoros. O pico foi no dia 13, mas aqui em Nhandeara o céu estava fechado. Foi possível ver, mas bem pouco. Os registros são do dia 14, mas já são um presente de Natal”, explicou Renato Poltronieri, ao site G1.

Segundo o site Hypeness, caso você tenha perdido a chuva de meteoros, não precisa perder as esperanças. As quedas de meteoro seguirão ocorrendo, em menor intensidade, nos próximos dias. Basta olhar na direção Leste, por volta das 4 horas da manhã.

O céu precisa estar limpo, claro. Não é necessário binóculo ou luneta, basta estar atento para ver as estrelas cadentes dando um espetáculo no céu.


+ Astronomia