Grande varejista começa a fazer entregas por drones, com prazo de 30 minutos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serviço abrange o raio de 80 quilómetros e utiliza drones elétricos que reduzem o consumo de combustível dos estafetas tradicionais

A rede de supermercados Walmart lançou o primeiro serviço comercial de entrega por drones.

Em Pea Ridge, Arkansas (EUA), os clientes já podem encomendar e optar por receber muitos produtos diretamente em suas casas, em até 30 minutos. 

Os primeiros itens incluídos neste lançamento inicial são produtos de saúde e bem-estar, como medicamentos de venda livre, itens de primeiros socorros, antitérmicos e analgésicos. 

O serviço abrange um raio de 80 quilómetros e utiliza drones elétricos que reduzem o consumo de combustível dos estafetas tradicionais, poupando até 94% de energia e até 84% menos emissões de gases com efeito de estufa. 

Sem estradas

O serviço é gerido pela empresa Zipline que já operou sobretudo no setor da saúde, distribuindo material médico na Carolina do Norte, sangue em Ruanda e vacinas em Gana, onde era extremamente difícil chegar aos locais de destino.

O portal italiano Mezzopieno diz que o Walmart é o primeiro varejista de grande porte a adotar o transporte por drones, o que pode ajudar a preencher lacunas na rede de entrega, principalmente em comunidades rurais que não são bem atendidas por infraestrutura tradicional ou em caso de desastres naturais. 

Os drones não precisam de estradas, e os drones Zipline entregam usando pequenos paraquedas que evitam que os clientes tenham zonas de pouso designadas. 

Isso permite a renúncia a algumas restrições de espaço de voo, concedidas pelas autoridades no início deste ano e que abriram caminho para as primeiras entregas em massa com drones.

Com informações do portal Urmet


+ Economia