Franca sedia reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de dezembro de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, contou ainda com a participação de prefeitos e da sociedade civil de 19 municípios

Reunião contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira e de prefeitos de outras cidades da região

 

A Secretaria de Educação de Franca foi sede, nesta semana, da reunião de apresentação do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana).

Com presença do prefeito Alexandre Ferreira, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e autoridades de Franca e região, o evento abordou as diretrizes, projetos e ações que melhorem a qualidade de vida da população e garantam desenvolvimento urbano e regional.

O estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio de instituto contratado, contou ainda com a participação de prefeitos e da sociedade civil de 19 municípios, que compõem a região, sendo Franca, Itirapuã, Guaíra, Miguelópolis, Ipuã, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Igarapava, Restinga, Aramina, Guará, Ituverava, Buritizal, Rifaina, Pedregulho, Jeriquara, Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Patrocínio Paulista.

O levantamento realizado trouxe apresentação de propostas feitas em audiências públicas e ainda considerou o estágio de desenvolvimento de cada município.

As diretrizes se referem às questões de mobilidade urbana, mão de obra adequada às demandas, proteção do Sistema Aquífero Guarani, educação, rodovias, economia, habitação e parcelamento, uso e ocupação de solo, norteando o que pode ser feito.

Jesse James, coordenador da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, afirmou que o encontro foi significativo e trouxe ações a serem executadas a médio e longo prazo.

Ainda de acordo com o coordenador, na próxima reunião deverá ocorrer a aprovação dos estudos apresentados. Depois, será elaborado um Projeto de Lei a ser analisado e votado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com o PDUI para que os municípios se adaptem à nova realidade.


+ Desenvolvimento