Meteoro “explode”’ no céu e seu brilho faz a noite se transformar em dia

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de novembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O bólido estava a cerca de 124 quilômetros de altura na atmosfera e ficou brilhando no céu durante 1,8 segundo, para depois explodir

Cientistas do Observatório Heller & Jung observaram a passagem de um meteoro explosivo na madrugada de segunda-feira (28), em Erechim, no Rio Grande do Sul.

A passagem dos meteoros chamados de “bólidos” ou “supermeteoros” é surpreendente. O brilho do fenômeno é tão intenso que pode superar a luz da Lua e “transformar a noite em dia”.

Meteoro de alta luminosidade explodiu no céu e fez “dia virar noite” em Erechim (RS); fenômeno é relativamente raro

124 quilômetros

bólido estava a cerca de 124 quilômetros de altura na atmosfera. De acordo com os pesquisadores, ele ficou brilhando no céu durante 1,8 segundo e explodiu.

O objeto foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, a passagem ocorreu no céu da cidade de Erechim, a 370 quilômetros da capital.

Segundo o portal Hypiness, os bólidos são objetos, em geral rochas, que são atraídos para o nosso planeta (e são oriundos do espaço sideral) e entram na atmosfera em altíssima velocidade e, rapidamente, desaparecem por conta do calor.

Mas por que esses objetos brilham tanto quando entram na nossa atmosfera?

“Quando esses objetos entram em contato com a atmosfera, viajando muito rápido, eles queimam, porque o atrito com o ar aquece muito e pode causar um fenômeno que parece uma explosão”, explicou Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao site G1.

Confira um vídeo do fenômeno:


+ Astronomia