Primeiros testes de vacina contra câncer de mama em seres humanos alcançam sucesso!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de novembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os primeiros resultados indicam que a vacina apresentou uma forte resposta imunológica da aplicação à proteína-chave do tumor

Resultados positivos de vacina contra câncer de mama acendem esperança

 

Uma vacina contra o câncer de mama desenvolvida pela Escola de Medicina da Universidade de Washington em Seattle, nos Estados Unidos, demonstrou resultados positivos em seus testes preliminares.

Os primeiros resultados indicam que a vacina apresentou uma forte resposta imunológica da aplicação à proteína-chave do tumor, e pode apresentar uma efetividade considerável contra vários tipos de câncer de mama.

Vacina atua contra proteína específica produzida por tumores nas mamas; eficácia e segurança do composto surpreenderam cientistas, que devem continuar com testes nos próximos meses

Os resultados dos testes de fase I foram publicados na revista JAMA Oncology.

De acordo com a publicação, cerca de 62 mulheres que passaram pelo experimento viram o desaparecimento completo ou considerável de seus tumores.

“Os resultados devem ser considerados preliminares, mas são promissores o suficiente para que a vacina seja agora avaliada em um ensaio clínico randomizado maior”, disse, em comunicado, a autora principal do estudo, Mary Disis, professora de medicina Divisão de Oncologia Médica da Universidade de Washington e diretora do Instituto de Vacinas contra o Câncer.

Os efeitos colaterais encontrados foram similares ao da maioria das vacinas contra a covid-19: inchaço e vermelhidão na região de aplicação, além de febre e calafrios.

“Se os resultados do novo ensaio clínico randomizado controlado de fase II da vacina forem positivos, será um forte sinal para avançarmos rapidamente para um ensaio de fase III definitivo”, disse a professora.

“Tenho grandes esperanças de que estejamos perto de ter uma vacina que possa efetivamente tratar pacientes com câncer de mama “, completou Mary.

*Informações Hypeness


+ Ciência