Setor calçadista investe em qualificação de mão de obra em Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de novembro de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através de parceria com escolas técnicas, sindicato disponibiliza cursos para quem está começando no mercado de trabalho

Além de Franca, Pedregulho também oferece a mesma oportunidade (Foto: Reprodução EPTV)

Diante da dificuldade para contratação de funcionários especializados, indústrias calçadistas de Franca têm oferecido cursos gratuitos para a formação de mão de obra qualificada.

Em parceria com escolas técnicas, o Sindicato da Indústria de Calçados em Franca (SindFranca) busca capacitar funcionários e jovens ingressantes no mercado de trabalho por meio de cursos práticos em diferentes áreas do setor.

Iniciativa semelhante acontece em Pedregulho, a 42 km de Franca, com aulas de pesponto.

De acordo com o secretário de Trabalho de Pedregulho, Eurípedes Aparecido da Silva, a estratégia traz benefícios tanto para as empresas quanto para os novos funcionários, resultando na melhora da geração de empregos.

“O supervisor das outras empresas fica olhando esses alunos que sobressaem, então muitas das vezes o aluno nem termina o curso, ele já vai terminar o curso trabalhando dentro das empresas. É onde melhora a geração de empregos”, aponta.

Futuros profissionais

A adolescente Tamily de Oliveira Sabino, de 16 anos, foi uma das jovens que aproveitou o oferecimento do curso gratuito para se qualificar para o mercado de trabalho em Franca. Filha de sapateiros, ela viu no curso a oportunidade de conhecer melhor o setor onde pretende trabalhar.

“Queria saber também como era, já tinha bastante curiosidade em saber como era dentro de uma fábrica, aí surgiu a oportunidade e eu investi nisso”, diz.

De acordo com o presidente do SindFranca, José Carlos Brigagão do Couto, a estratégia que permitiu o ingresso da jovem no setor é uma maneira eficaz de melhorar a performance das indústrias, já que oferece uma melhora significativa na produtividade.

“Nós temos que aumentar a produtividade da indústria calçadista, então tem que melhorar a performance das indústrias. Nesse sentido, nós vamos oferecer para as indústrias uma política de recursos humanos onde se possa aumentar a produtividade através de uma forma remuneratória, de modo que não encarece o produto e dá o ganho para todos”.

(Com informações do portal G1)


+ Trabalho