Black Friday 2022: quais são as expectativas para a edição deste ano?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de novembro de 2022 às 11:00
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Copa do Mundo deve impulsionar as vendas na Black Friday; pesquisas revelam a intenção de compra e perfil dos consumidores

Varejo: setor deve crescer até 3% em novembro puxado pela Black Friday

Além do Natal, a Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano por consumidores e lojistas

 

Se existe uma data mais aguardada por lojistas e consumidores no ano, além do Natal, é a Black Friday!

O evento surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 1960, e ocorre tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças.

No Brasil, o dia dedicado a promoções e descontos começou em 2011, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano após ano. E a edição de 2022, que acontece no fim de novembro, deve atrair ainda mais consumidores, viu?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Google, cerca de 71% dos consumidores pretendem realizar alguma compra nesta Black Friday — alta de 16 pontos percentuais em relação a 2021.

Além disso, o levantamento mostrou que cada consumidor pretende adquirir, em média, itens listados em cinco diferentes categorias: roupas e acessórios, que lideram as intenções de compras com 47%, seguida por itens de papelaria, com 43%, calçados, com 38%, celulares, com 36% e eletroportáteis, cuja intenção de compra é de 33%.

Influência da Copa do Mundo

Outro fator que deve aquecer ainda mais esse cenário é a Copa do Mundo, que este ano também acontece em novembro.

Segundo uma pesquisa realizada pela Méliuz, espera-se que 13,9% dos brasileiros comprem algum item relacionado à competição na Black Friday 2022.

Mais de 60% pretende comprar televisão e 52,5% gostaria de adquirir a camisa da seleção brasileira para curtir o evento esportivo. Outros itens de desejo são produtos esportivos em geral (26,7%), bebidas (23,8%) e alimentos (17,8%).

Quem deve sair às compras na Black Friday?

Em relação ao perfil de consumidor na Black Friday, o levantamento realizado pela Eshopper, empresa que proporciona ao mercado as melhores práticas de UX no ambiente digital, revela que 42% das pessoas que planejam adquirir produtos e serviços na Black Friday deste ano têm de 25 a 34 anos de idade, seguidos pela faixa etária de 35 a 44 anos (32%) e acima de 44 anos (26%).

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres são a maioria no ranking, com 53% da expectativa de consumo.

*Informações Alto Astral


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