Secretaria de Educação de Franca conclui capacitação sobre Cultura Afro-Brasileira

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de novembro de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Participaram das aulas presenciais e no formato on-line, 35 diretores de escolas, 35 orientadores, 10 assistentes sociais, 10 psicólogos e 10 gestores da própria secretaria

Com a capacitação, os educadores estarão mais aptos a compartilharem seus conhecimentos em sala de aula

 

Iniciado no começo de agosto, o Curso de Formação Continuada sobre a ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, será encerrado nesta segunda-feira, 07, no período das 7h30 às 11h, no auditório da Secretaria de Educação de Franca.

Desde o dia 1º de agosto, participaram das aulas presenciais e no formato on-line, 35 diretores de escolas, 35 orientadores, 10 assistentes sociais, 10 psicólogos e 10 gestores da própria secretaria, num total de 100 participantes.

O investimento feito é da ordem de R$ 14 mil. No primeiro contato, ou seja, no módulo de abertura, em torno de 120 pessoas estiveram presentes.

Com carga horária de 40 horas, essa formação passou a ser ministrada quinzenalmente, contando com atividades presenciais e à distância, cujo propósito foi o de atender a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação.

As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica – Especialização em Psicologia Escolar – Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição.

É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

Para o fechamento desta formação, a temática a ser tratada na segunda-feira, 7, será ‘Didática na sala de aula: Educação Infantil e Fundamental I e Troca de Experiências’.

Com a capacitação, os educadores estarão mais aptos a compartilharem seus conhecimentos em sala de aula, sobre a cultura afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.


+ Educação