compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ignez Magdalena de Aranha Lima, conhecida como Inezita Barroso, foi a primeira mulher a se destacar na música caipira.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para a 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso, que acontece anualmente em homenagem ao gênero musical e à cultura caipira.
O prazo para se inscrever vai até dia 18 de novembro, às 20h.
Podem participar pessoas, grupos, instituições, empresas, entre outros, que contribuem para a música sertaneja raiz.
As inscrições devem ser encaminhadas para a secretaria da Comissão de Educação e Cultura da Alesp por meio do e-mail [email protected], acompanhadas de um breve histórico, de no máximo 3 folhas de cada indicado.
Após a seleção dos trabalhos, 20 indicados serão contemplados com uma estatueta da cantora Inezita Barroso, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo e parlamentares.
Homenagem à cultura sertaneja
A entrega dos prêmios está prevista para ocorrer no dia 3 de março de 2023, em cerimônia solene, próxima à data de nascimento da artista.
O Prêmio Inezita Barroso foi instituído a partir da Resolução 910/16 e homenageia a música caipira de raiz e a cultura sertaneja.
O gênero nasceu no interior em rodas de violas. A premiação leva o nome artístico da cantora, compositora, instrumentista e apresentadora de rádio como forma de representar toda a importância dela para o cenário musical paulista.
Ignez Magdalena de Aranha Lima, conhecida como Inezita Barroso, nasceu em 4 de março de 1925 e foi a primeira mulher a se destacar na música caipira.
Compôs o primeiro disco com participações exclusivamente femininas. Ela faleceu em 8 de março de 2015, por insuficiência respiratória.