Produtores estão cobrindo as lavouras com painéis solares: o futuro pede passagem

  • Robson Leite
  • Publicado em 28 de outubro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A agrovoltaica é a prática de usar o solo tanto para produção de energia solar quanto para o plantio das diversas lavouras

A agrovoltaica é a prática de usar o solo tanto para produção de energia solar quanto para a agricultura.

Na região de Haute-Saône, na parte nordeste da França, um experimento está sendo conduzido pela empresa de energia solar TSE, com o objetivo de descobrir se a energia solar pode ser gerada sem prejudicar as grandes culturas plantadas sob os painéis.

Segundo o portal Agrolink (veja aqui), tentativas anteriores de experimentar a agrivoltaica foram através de projetos de menor escala. Mas, ansioso para ver se pode prosperar em nível industrial, 5.500 painéis solares estão sendo espalhados neste projeto pela TSE.

Um texto da AFP publicado pelo portal Le Point diz que os painéis foram instalados a mais de cinco metros de altura, em corredores de 27 metros de largura, o que permite a passagem de quase todas as máquinas agrícolas.

Se bem-sucedido, o consórcio na geração de energia e alimentos pode ser revolucionário para as indústrias de painéis solares e para a agricultura.

Esse sistema, se bem sucedido, pode oferecer uma resposta tripla: produção de energia, proteção das culturas contra os riscos climáticos e geração de renda sustentável para o agricultor.

Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas inclusive para produção de painéis fotovoltaicos transparentes.


+ Agronegócios