compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Bauru, São Paulo, Unifacisa e Liga Sorocabana representarão o Brasil no torneio
Bauru, São Paulo, Unifacisa e Liga Sorocabana representarão o Brasil no torneio
O Escritório Regional da FIBA nas Américas anunciou que a edição de 2022 da Liga Sul-Americana será disputada de 30 de setembro a 4 de dezembro.
As 16 equipes participantes serão divididas em quatro grupos de quatro equipes cada. O Brasil terá o Bauru, Unifacisa, São Paulo e Liga Sorocabana como representantes.
Como a escolha dos clubes foi feita pela CBB, e não a Liga Nacional de Basquete, há uma discussão entre as entidades sobre os times.
O Sesi Franca, campeão do último NBB, e o Flamengo, vice-campeão, não estão relacionados, uma vez que disputarão a Champions League.
O Grupo A será disputado na cidade de Barranquilla, na Colômbia, de 30 de setembro a 2 de outubro, com a participação de Titanes de Barranquilla (Colômbia), Club San Martín (Argentina), Liga Sorocabana De Basquete (Brasil) e Punto Rojo (Equador).
O Grupo B será disputado em Oberá, Argentina, de 7 a 9 de outubro, com os clubes Oberá Tenis (Argentina), Regatas Corrientes (Argentina), Bauru (Brasil) e Pichincha (Bolívia).
O Grupo C será sediado em Buenos Aires, Argentina, de 13 a 15 de outubro, com Boca Juniors (Argentina), Aguada (Uruguai), Club Atlético Olimpia (Uruguai) e Leones de Quilpué (Chile).
Por fim, o Grupo D será disputado em Campina Grande, Brasil, de 21 a 23 de outubro, com Unifacisa (Brasil), Tigrillos de Medellín (Colômbia), São Paulo Futebol Clube (Brasil) e Deportivo San José (Paraguai).
Forma de disputa
As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas de 29 de novembro a 1º de dezembro. Lá, os clubes serão emparelhados com base na Fase de Grupos.
As quatro melhores equipes das quartas de final se classificarão para a Final 4, que será disputado nos dias 3 e 4 de dezembro.
Esta será a 25ª edição da Liga Sul-Americana, o torneio de clubes mais importante da América do Sul e o segundo do continente, depois da Basketball Champions League Americas.
O prestigioso torneio será disputado novamente após dois anos de ausência, devido à pandemia do COVID-19. O clube brasileiro Botafogo foi o último campeão da Liga Sul-Americana, em 2019.