Brasil é superado pela Argentina e fica com a medalha de prata na Copa América

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de setembro de 2022 às 14:00
  • Modificado em 12 de setembro de 2022 às 14:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brasil é prata na AmeriCup em Recife em decisão com a Argentina

O Brasil não conseguiu superar a Argentina e ficou com a medalha de prata na final da AmeriCup.

Em clássico movimentado e nervoso, os hermanos levaram a melhor e venceram por 75 a 73, na noite deste domingo, dia 11 de setembro, na Arena Geraldão, em Recife.

Únicos invictos após cinco jogos, Brasil e Argentina protagonizaram uma partida eletrizante.

A decisão foi a primeira do país em 11 anos, recuperando a competitividade do basquete brasileiro, que teve sua última final em 2011, em Mar Del Plata, quando também foi prata.

“É difícil falar agora logo depois do jogo, mas brigamos muitos e sei que foi decidido pelo detalhe. Erramos muito no inicio, e sei que fizemos um bom trabalho. O importante é isso, se apoiar nos momentos ruins também. Vamos seguir com nosso trabalho e continuar trabalhando para os próximos desafios”, disse Vitor Benite.

Relembre os duelos entre Brasil x Argentina:

Esta foi a quarta vez que Brasil e Argentina fizeram uma decisão pela Copa América. A primeira foi em 2001, com vitória argentina, em casa, por 78 a 59.

Em 2005, foi a vez de o Brasil responder vencendo com placar de 100 a 88, na República Dominicana. Já em 2011, novamente em casa, os hermanos levaram a melhor por 80 a 75. Esta foi a última do Brasil, que retorna ao palco principal da Copa América após 11 anos.

O Jogo

A seleção teve como titular Lucas Dias, Cristiano Felício, Huertas, Didi e Léo Meindl. Os brasileiros começaram com ritmo forte de marcação e mão certeira no ataque.

O time argentino respondeu marcando agressivamente. Huertas assumiu o ataque tendo boas escolhas, porém, a Argentina achou caminhos e trabalhou muito bem as bolas de três pontos, ganhando vantagem no placar.

O técnico brasileiro ajustou a defesa e trouxe o armador Yago para quadra, mas os hermanos continuaram crescendo e venceram o primeiro quarto por 26 a 14.

O Brasil iniciou o segundo período pontuando e reagindo, tentando diminuir a diferença no placar. A Argentina, por sua vez, seguiu dominante e ampliando a boa vantagem que já tinha.

Nos primeiros cinco minutos, o time brasileiro sofreu a falta e Benite marcou mais dois pontos, diminuindo a diferença no placar para 25 a 32. Nos minutos finais, os Argentinos conseguiram quebrar a defesa brasileira e foram para o intervalo com 48 a 38.

A volta do intervalo foi a favor da equipe brasileira, que conseguiu encostar no placar nos primeiros minutos, 50 a 53. O Brasil acelerou o jogo e se manteve agressivo na defesa, ganhando chances dentro da partida.

Com Augusto Lima em quadra, o Brasil continuou lutando, porém desperdiçou alguns ataques não conseguindo ainda ultrapassar no marcador.

Faltando apenas um minuto para o fim do período, Yago acertou uma bola de três, deixando mais esperança para a torcida brasileira, 58 a 61. A Seleção foi para o último período com 60 a 67 para a Argentina.

No último e decisivo quarto do jogo, o Brasil não mediu esforços para encostar, chegando a colocar nos primeiros minutos 65 a 67. A torcida foi ao delírio com a reação da seleção brasileira. O Brasil coloca pressão e empata deixando tudo igual faltando 4 minutos para o fim, 67 a 67.

O técnico da seleção argentina pede tempo e deu novas orientações ao time. Com o Brasil acordado e rimo intenso, o jogo seguiu disputado ponto a ponto nos minutos finais. O Brasil passa a frente com uma bola de três pontos de Lucas Dias, 70 a 69. Com a Argentina sentindo a pressão brasileira Lucas Diass ajuda novamente com mais uma bola de três pontos.

Faltando um minuto para o fim do jogo o Brasil seguia na frente com 73 a 71. Faltando apenas 16 segundos para terminar a partida, a Argentina ultrapassa e deixa 75 a 73. O momento que era de tensão e de tudo ou nada, ficou nas mãos do adversário que venceu o jogo por 75 a 73.

Estatísticas do jogo:

Vitor Benite – 18pts, 1reb e 2ast

Huertas – 11pts e reb

Yago – 11pts, 5reb e 9 ast


+ Basquete