Com 27 pontos de pivôs francanos, Brasil vence Canadá e chega à final da AmeriCup

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 11 de setembro de 2022 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lucas Mariano e Lucas Dias se destacaram, assim como francano Léo Meindle 

Lucas Mariano e Lucas Dias se destacaram, assim como francano Léo Meindle

Com grande atuação dos pivôs do Sesi Franca, Lucas Mariano e Lucas Dias, o Brasil está na final da AmeriCup.

Neste sábado, 10 de setembro, a Seleção venceu o Canadá por 86 a 76, na Arena Geraldão, em Recife, e garantiu a vaga na final da competição.

Agora, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Argentina em busca do título, nesse domingo, às 20h40, com transmissão ao vivo no SporTv 2.

Com a melhor campanha na primeira fase, o Brasil já estava classificado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

A última final do Brasil na AmeriCup foi em 2011, em Mar Del Plata, na Argentina, quando foi vice-campeão diante dos anfitriões. Em 2009, em Porto Rico, o Brasil foi campeão diante dos porto-riquenhos.

O jogo

A seleção entrou no jogo com Felício, Léo Meindl, Vitor Benite, Huertas e Lucas Dias. O Brasil começou bem, abrindo o placar com uma cesta de 3 pontos de Benite.

Os canadenses ajustaram a marcação e não deixaram o Brasil abrir vantagem no placar, deixando a partida sendo disputada ponto a ponto. Vitor Benite se destacou, anotando 11 pontos no primeiro período. Os brasileiros dominaram nos minutos finais da partida, encerrando em 24 a 20.

O segundo período começou bem equilibrado com alguns erros canadenses. O Brasil foi crescendo no jogo e acertando as bolas de 3 pontos.

Nos primeiros cinco minutos, a seleção abriu 7 pontos de vantagem colocando 34 a 27 no marcador. A reação canadense não atrapalhou o crescimento da seleção no jogo que levantou a torcida, que pressionava o time adversário.

O placar final do segundo quarto foi 44 a 34 para o Brasil, com direito a presença de Magic Paula e Oscar Schmidt sendo ovacionados pela torcida brasileira no fim do primeiro tempo.

Segundo período

A volta do intervalo começou com uma bola de 3 pontos de Lucas Dias. O Canadá tentou ser agressivo, porém o Brasil fez uma ótima leitura e trabalhou bem a defesa nos primeiros minutos de jogo.

O Brasil fez ótimo trabalho ofensivo, rendendo bastante nos últimos minutos do jogo. Yago fez a festa marcando seus primeiros pontos na partida e ajudou o Brasil a finalizar o período em 67 a 54.

No período decisivo, o Brasil teve alguns desperdícios de bola deixando o Canadá mais posicionado dentro da partida. O time adversário chegou abrir 8 a 0 nos primeiros minutos e manteve a sua defesa agressiva passando à frente nos primeiros cinco minutos de jogo: 76 a 74.

O Brasil voltou do tempo apostando nas infiltrações, com Huertas e Léo Meindl protagonizando a jogada que fez a seleção virar em 78 a 76.

Com menos de 1 minuto para o fim do jogo, o momento era de total tensão, mas o Brasil teve Lucas Dias, Huertas, Léo Meindl e Didi pontuando pra colocar o time verde amarelo na final da AmeriCup. A partida finalizou em 86 a 76.

Estatísticas do jogo

Léo Meindl – 19pts e 4reb

Lucas Dias – 14pts, 8reb e 3ast

Vitor Benite – 13pts, r4eb e 2ast

Lucas Mariano – 13pts, 3reb e 3ast

Desempenho

 

Primeira fase

Brasil 72 x 63 Canadá

Brasil 100 x 60 Colômbia

Brasil 76 x 66 Uruguai

 

Quartas de final:

Brasil 80 x 68 República Dominicana

 

Semifinal:

Brasil 86 x 76 Canadá


+ Basquete