São Paulo só empata com a Ponte e continua na zona do rebaixamento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de setembro de 2017 às 23:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nem mesmo a presença de 43 mil torcedores no Morumbi ajudou time a buscar a vitória

​Diante de bom público presente mais uma vez no estádio do Morumbi, mais de 43 mil torcedores, o São Paulo encarou a Ponte Preta neste sábado (9), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Vencendo por 2 a 0, o Tricolor teve o volante Jucilei expulso aos 18 minutos do segundo tempo, complicando a sequência do time da casa na partida. A Ponte Preta chegou ao empate, fazendo com que o São Paulo conquistasse um ponto apenas e continuasse na zona do rebaixamento. 

Dorival Júnior teve duas semanas para treinar a equipe e testar novas formações, sendo que já sabia que não contaria com Arboleda, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, na maior parte dos treinamentos, não tinha à disposição Rodrigo Caio e Cueva, que estavam servindo as seleções Brasileira e peruana, respectivamente. 

Quem aproveitou a chance, foi Lucas Fernandes, que treinou forte e passou confiança ao treinador para que o escalasse para iniciar a partida diante da Ponte Preta. Outro jovem atleta de Cotia ganhou oportunidade na lateral direita, Eder Militão. Para a vaga aberta na zaga, a escolha foi por Bruno Alves, que fez sua estreia com a camisa Tricolor. 

A proposta da Ponte Preta desde o início era jogar fechada, buscando contra-ataques. O Tricolor, consistente na defesa, também não saia muito para o jogo e não sofria riscos nos primeiros minutos, privilegiando o toque de bola e busca de espaço.

A primeira grande joga de perigo no ataque do São Paulo aconteceu aos 27 minutos. Marcos Guilherme avançou pela direita, virou o jogo para Lucas Fernandes, que de canhota dominou e arriscou. A bola passou muito perto do gol, pela rede do lado de fora, levantando a torcida que compareceu em bom número no Morumbi. 

Três minutos depois, foi a vez de Pratto arriscar, passando por cima do travessão do goleiro Aranha. Aos 34 minutos, um golaço! Hernanes cobrou falta com categoria e abriu o placar no Morumbi. O camisa 15 chutou no ângulo esquerdo, por cima da barreira, sem chance de defesa. 1 a 0 Tricolor e o sétimo gol do Profeta com a camisa do São Paulo na temporada 2017. 

Aos 37 minutos, Edimar fez falta em Saraiva, levando cartão amarelo, o terceiro, deixando o lateral fora da partida contra o Vitória, no próximo domingo. No segundo tempo, o São Paulo voltou sem modificações, enquanto a Ponte trocou Elton por Léo Gadelha. Com a bola rolando, nos primeiros minutos, três boas tentativas com Lucas Fernandes, Prattos e Hernanes. 

Aos 11 minutos, após escanteio, Pratto desviou para o meio da área. Bruno Alves aproveitou a falha de Aranha, e de cabeça ampliou para o Tricolor, explodindo a torcida. Logo depois da Macaca fazer sua segunda substituição, colocando Maranhão no lugar de Lucca, aos 17 minutos, em bate rebate na área, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou penalidade para a Ponte, justificando que Jucilei bloqueou a bola com o braço direito. O volante Tricolor foi expulso. Danilo Barcelos converteu a cobrança, 2 a 1.

Com um a menos para os 25 minutos finais, o São Paulo tentava puxar contra-ataques, sem se expor. Militão, com dores, deixou o gramado para a entrada do lateral Buffarini. Rodrigo Caio retardou a reposição de bola e foi advertido com cartão amarelo. Aos 28 minutos, Renato Cajá substituiu Naldo no time de Campinas. A pressão do time visitante começou a crescer. Léo Gamalho acertou a trave aos 29 minutos, e aos 31, de cabeça, deixou tudo igual. 

Aos 31 minutos, Lucas Fernandes saiu para a entrada de Marcinho. Aos 39 minutos, Pratto foi buscar o jogo no meio de campo, mas a bola terminou nas mãos de Aranha. Aos 43, Cueva ficou com a vaga de Marcos Guilherme. Apesar das tentativas, o placar do jogo ficou no 2 a 2 e o São Paulo continua na penúltima posição do Brasileirão, com 24 pontos conquistados, menos da metade do líder Corinthians.


+ Futebol