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A primeira edição apresentará as coleções de Outono-Inverno, nos dias 21 a 23 de novembro
A primeira edição apresentará as coleções de Outono-Inverno, nos dias 21 a 23 de novembro
Em um momento histórico para o setor calçadista nacional, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a NürnbergMesse Brasil lançaram, em julho, em Franca, a Brazilian Footwear Show (BFSHOW).
Tendo como premissas o foco em negócios, infraestrutura completa e transparência, a feira terá duas edições por ano, lançando coleções de Primavera-Verão e Outono-inverno.
A primeira edição apresentará as coleções de Outono-Inverno no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), nos dias 21 a 23 de novembro de 2023.
Lançando coleções da temporada quente, a segunda edição da BFSHOW ocorrerá entre 22 a 24 de maio de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo/SP.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou que a realização de uma feira feita por empresários para empresários estava no foco da entidade e associados há anos, mas que foi a partir de 2020 que a ideia ganhou força.
“No primeiro semestre de 2021 realizamos uma pesquisa para ouvir dos empresários, da indústria e do varejo de calçados, sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia, no que diz respeito à localização ideal, datas e edições”, disse o executivo, que completou.
“Foi a partir dos resultados dessa pesquisa que colocamos em prática a Feira do Calçado Brasileiro. Foi uma solicitação do mercado”.
Segundo ele, a partir da demanda foi criado um Comitê de Feiras, com associados de todos os portes e polos calçadistas brasileiros, que ajudou a definir o projeto.
No início do ano, a Abicalçados abriu uma concorrência entre promotoras brasileiras e internacionais para a organização da feira.
“A Abicalçados é uma associação representativa e trouxe um anseio do mercado. Não temos expertise na realização de feiras, então identificamos empresas para nos auxiliar nessa missão. Seis promotoras foram convidadas a participar, cinco enviaram propostas, e a escolhida foi a NürnbergMesse Brasil”, contou Ferreira.
Ele destaca que a promotora alemã, com escritório no Brasil, apresentou a melhor proposta levando em consideração o objetivo do foco em negócios, infraestrutura completa e transparência, tudo isso com redução de custos.
Os investimentos por metro quadrado também foram abertos no evento e serão até 30% mais baixos do que a média praticada no mercado de feiras de calçados.
Os reajustes, em edições futuras, serão via IPCA e sempre colocados com transparência ao mercado.
Roadshow
Com o objetivo de apresentar a BFSHOW nos polos produtivos, a Abicalçados e a NürnbergMesse estarão juntas no evento, que já teve lançamentos em São João Batista/SC, Nova Serrana/MG, Birigui, Jaú e Franca.