Dificuldade financeira é principal causa de estresse; aprenda como aliviar a tensão!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 27 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo aponta que os problemas financeiros são a maior causa de estresse entre os brasileiros. Entenda como aliviar a tensão e o mal-estar

A dificuldade financeira é a principal causa de estresse entre os brasileiros

 

A dificuldade financeira é a principal causa de estresse dos brasileiros, como apontam dados da seção nacional da International Stress Management Association (ISMA-BR).

Em 2019, 73% dos brasileiros indicaram os problemas financeiros como a principal fonte de tensão. Em 2021, esse total subiu para 78%.

De acordo com outro levantamento realizado no ano passado, desta vez do Instituto FSB Pesquisa em parceria com a empresa de seguros SulAmérica, 63% da população diz ser imprescindível reduzir os gastos para o bem da saúde mental. Para 47%, o aperto financeiro é a primeira preocupação.

A preocupação do brasileiro com as finanças aumentou na pandemia. As consequências da tensão se refletem diretamente na saúde mental, que, por sua vez, impacta a saúde como um todo.

Mesmo que os problemas financeiros não vão embora de maneira tão simples, pode ser mais fácil reduzir os sintomas do estresse. Confira como aliviar a tensão a partir de 4 dicas simples.

1 – Coma bem para reduzir o estresse
Fazer lanches saudáveis é sempre uma boa maneira de controlar os níveis de tensão. Especialmente com a ingestão de algo doce, como uma fruta, por exemplo.

A ligação entre cérebro e intestino é comprovada e o doce ajuda a reduzir hormônios que provocam o estresse. Mas nada de se esbaldar no açúcar! Dê preferência para os ingredientes naturais.

2 – Pratique exercícios divertidos
Eles mantém a saúde na rotina, e evita o maléfico sedentarismo. No entanto, é bom optar por uma atividade que lhe dê prazer. Isso porque os benefícios costumam ser limitados quando fazemos aquilo que não gostamos.

3 – Busque autoconhecimento e veja o estresse ir embora
Fazer uma reflexão e entender a razão do estresse é um passo primordial. Dessa maneira, fica mais fácil adquirir perspectiva e tentar resolver o problema, analisando sua real dimensão.

Para isso, atividades que estimulam o autoconhecimento, como meditação e terapia, são recomendadas.

4 – Descanse a mente
Ler, acompanhar uma série ou fazer outras atividades de descontração também é importante.

Mergulhar em outras realidades é fundamental para dar uma pausa na rotina e evitar o estresse.

*Informações Saúde em Dia


+ Comportamento