Programa Município VerdeAzul começa a divulgação do Ranking Ambiental Paulista

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 22 de agosto de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), iniciou nesta segunda-feira (22) a divulgação do Ranking Ambiental Paulista, que celebra as cidades que se destacaram ao longo do ano pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

A reunião com representantes do Executivo ocorrerá entre os dias 22 e 24, e foi dividida em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa.

Realizado na sede da secretaria, na capital Paulista, a solenidade contou com a presença dos municípios qualificados que atingiram a pontuação entre 40 e 59,99, sendo 57 cidades ao todo, que receberam o certificado e descobriram sua pontuação final e posição no ranking.

“O programa é de extrema importância para auxiliar nas políticas públicas municipais, além de aproximar as prefeituras do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas como ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas por meio das diretivas, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

Sobre o programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Para que um município seja qualificado é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

No dia 24 será divulgada a lista com aqueles que atingiram nota superior a 80 pontos.

Confira os municípios que ficaram entre as posições 204 a 148 no ranking, que foram as celebradas nesta segunda-feira (22).  https://smastr20.blob.core.windows.net/download/RANKING-2022.pdf


+ Meio Ambiente