Saiba quais são as flores muito comuns que temos em casa, mas que são tóxicas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de agosto de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As flores espalham a cor e a alegria e complementam o jardim. No entanto, existem algumas espécies comuns e amadas por muitas pessoas que são tóxicas

Algumas flores muito comuns nos jardins, também são muito tóxicas, atenção! Foto Revista Natureza

 

As flores espalham a cor e a alegria e complementam o jardim. No entanto, existem algumas espécies comuns e amadas por muitas pessoas que são tóxicas.

Ninguém está dizendo que você deve removê-las ou evitá-las completamente, mas, se você tem filhos pequenos e pets, você deve saber quais flores são venenosas para poder ficar de olho e saber quais podem ser as consequências, se eles as ingerirem.

Confira a lista abaixo:

1. Hortênsia

Hortênsia – foto Blog Plantei

Tenha cuidado extra ao cultivar hortênsias – não as mantenha dentro de casa se você tiver cães e gatos, caso eles possam mordê-la.

As hortênsias contêm uma pequena quantidade de cianeto e podem ser letais se ingeridas em grande quantidade.

Embora não sejam perigosas, para humanos, a ingestão de uma quantidade específica de folhas ou flores pode causar vômitos, diarreia e letargia em animais de estimação.

2. Clematite

Bastante suave, mas tóxica, a clematite é venenosa. Quando tocada ou consumida, a toxina chamada anemonina (glicosídeo irritante) afeta tanto os animais de estimação quanto os humanos.

A planta pode causar dermatite em algumas pessoas após contato e leve sensação de queimação e úlcera na boca, se ingerido.

Afeta mais os animais de estimação como cães, gatos e cavalos e causa náuseas e salivação. Felizmente, os sintomas desaparecem em breve, os próprios animais de estimação não tocam na clematite por causa de seu sabor amargo.

*Ao podar clematite, use luvas.

3. Calotropis

Calotropis é uma das ervas daninhas mais comuns que cresce em todo o sul da Ásia. Mas seu látex escorre das flores e folhas que contêm calotropina – se a substância entrar em contato com os olhos, pode causar cegueira.

4. Oleandro

Oleandro – foto Revista Natureza

 

Os oleandros são encantadores, perfumados e amados pelos proprietários, florescem em branco, rosa, amarelo ou vermelho.

Mas tenha cuidado se você tem filhos, pois comer apenas uma pequena quantidade dessa flor tóxica pode ser perigoso.

Todas as partes do oleandro são extremamente venenosas se ingeridas, até mesmo a queima de fumaça de sua madeira é tóxica.

Os sintomas de envenenamento incluem desidratação, febre, batimentos cardíacos lentos, tremores e a morte também é possível.

5. Azaléia

Azaléia – foto Soflor Sementes

 

Tanto as azaleias quanto os rododendros são venenosos para animais de estimação. Estas flores coloridas são bonitas de se ver e adicionam cor em um jardim.

Flores, folhas ou caule podem causar náusea, dor abdominal e dificuldade para respirar, se ingeridos.

6. Narciso

Os bulbos são a parte tóxica desta flor popular e familiar, então você provavelmente deve ter um cuidado extra ao plantá-la, se você tem um cão que gosta de cavar nos canteiros de flores.

A sua ingestão excessiva pode causar vômitos, diarreia, casos de aperto, tremores e distúrbios do ritmo cardíaco.

7. Lantana

Lantana

 

Lantana é uma flor extremamente comum nos trópicos e pode ser tratada como erva daninha em muitos países. Suas flores vêm em tons de branco, amarelo, rosa, vermelho, violeta ou laranja.

Conhecida por sua fragrância intensa e também por atrair borboletas, a planta contém toxina hepática em sua estrutura. Sintomas como depressão, vômitos, fadiga e insuficiência hepática são possíveis após a sua ingestão.

8. Dedaleira

As dedaleiras são usadas para preparar medicamentos, mas todas as partes da planta são levemente venenosas – ela contém glicosídeo digital, digitoxina e deslanocídio.

Se você ingerir uma determinada quantidade de dedaleiras, pode causar dor de cabeça, dor de estômago e desmaios.

9. Lírio do vale

O lírio do vale é muito tóxico, flores, folhas e caule não devem ser consumidos. A planta contém glicosídeos cardíacos, que atuam diretamente no coração e causam vômitos, ilusão, embaçamento, batimentos cardíacos lentos e podem ser fatais em alguns casos.

Felizmente, o veneno é absorvido lentamente pelo corpo, de modo que a intervenção médica a tempo após o consumo pode evitar que ocorram muitos danos.

10. Glória-da-manhã

Nem todas as espécies de glória-da-manhã são venenosas, mas existem poucas cujas sementes são venenosas, se ingeridas.

A glória da manhã contém tóxicos chamados alcalóides lisérgicos, que causam sinais médicos como diarréia, descoordenação e insuficiência hepática, se a quantidade de sementes ingeridas tenha sido grande.

11. Glicínias

A beleza tentadora das glicínias é sedutora, mas você sabe que é uma planta levemente venenosa, principalmente para cães e gatos.

Cada parte dele é venenosa, especialmente sementes. Se apenas algumas sementes forem ingeridas, elas podem causar dor abdominal leve, vômito, diarréia e depressão do sistema nervoso central.

12. Vinca de Madagascar

A vinca de Madagascar é uma das flores mais fáceis de cultivar e pode ser uma excelente cobertura de solo em climas quentes, mas é levemente venenosa e contém um grupo de alcalóides.

A planta é usada na Ayurveda e em fitoterápicos chineses para curar a pressão alta. Seu consumo em excesso provoca queda da pressão arterial e hipotensão. Atenção: não confunda a vinca de Madagascar com a vinca major, que não é venenosa.

13. Zantedeschia

Zantedeschia – foto Notícias de Jardim

 

A Zantedeschia pode ser uma excelente flor de corte e as suas folhas são comestíveis após o cozimento, mas somente após esse preparo.

De acordo com a universidade estadual da Carolina do Norte, todas as partes da espécie são venenosas e contêm cristais de oxalato de cálcio e, por causa disso, comer qualquer parte da planta crua pode causar inchaço dos lábios, língua e garganta. Sintomas semelhantes ocorrem com os animais.

*Informações Casa.com.br