Espada de São Jorge: conheça todos os benefícios desta planta poderosa!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 9 de julho de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa planta de presença marcante e de charme único há tempos já faz parte do cotidiano das residências e ruas brasileiras

A espada de São Jorge tem presença marcante e charme único, além de purificar os ambientes – foto blog DCoração

 

Essa planta de presença marcante e de charme único há tempos já faz parte do cotidiano das residências e ruas brasileiras.

Conhecida pelo nome de Espada de São Jorge ou Espada de Ogum, sua fama deve-se ao seu poder de proteção e por não precisar de grandes cuidados diários – não é à toa que ela cresce em qualquer lugar!

Ter essa planta em casa fará com que o ar do ambiente fique mais limpo, além de deixar qualquer espaço mais harmonioso e repleto de boas vibrações.

Isso porque a Espada de São Jorge é um amuleto que chama a força e a determinação para as residências. Ou seja, motivos não faltam para ter essa planta no seu lar, não é?

Significado da Espada de São Jorge

Originária da África, seu nome científico é Sansevieria trifasciata e existem três tipos diferentes:

Sansevieira cylindrica: com folhas mais arredondadas e pontiagudas, também conhecida como Lança de São Jorge

Sansevieria Trifasciata Hahnii: com formato que lembra uma coroa, suas folhas são menores e mais arredondadas que as outras duas;

Sansevieira zeylanica (ou Sansevieria trifasciata): é a mais comum, fácil de ser reconhecida por seu formato de espada – as folhas que contam com a borda amarela também são chamadas de Espada de Santa Bárbara, enquanto as inteiras verdes são a famosa Espada de São Jorge.

Mesmo com aspectos diferentes, todas têm a função de proteção e, por isso, são muito utilizadas nos rituais, nas simpatias e nas religiões de matriz africana.

Por causa do santo guerreiro São Jorge da Capadócia, figura de origem católica, a planta recebeu esse nome em referência à espada do guerreiro.

Para preservar a imagem e as crenças ligadas aos orixás, a Sansevieria trifasciata também pode ser encontrada pelo nome de Espada de Ogum – orixá sincretizado a São Jorge.

Outros termos utilizados para essa planta são Espada de Santa Bárbara (com bordas amarelas), Língua de Sogra e Rabo de Lagarto.

Benefícios da Espada de São Jorge

Os motivos para ter uma Espada de São Jorge em casa são vários, mas, é importante tenha cuidado com o manejo dela e sempre mantê-la longe de crianças pequenas e dos pets, pois suas folhas são tóxicas, podem causar alergia e não podem ser ingeridas.

Purificação do ar

A Espada de São Jorge é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias.

Suas propriedades permitem que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo. Esse efeito auxilia na purificação dos cômodos da casa.

Fácil de ser cuidada

Por ser natural da África, ela aguenta climas mais secos e quentes, o que faz com que ela tenha uma longa durabilidade mesmo sem água.

Para crescer, ela também não precisa de luz direta, então pode ficar em locais com pouca iluminação.

Como não precisa ser regada com frequência, uma dica para saber quando a planta precisa de água é sentir a umidade da terra.

Se não estiver úmida, coloque um pouco de água e verifique novamente seu estado depois de alguns dias. Já no inverno, o ideal é diminuir a quantidade, com um espaço de tempo de 20 dias entre uma rega e outra.

Amuleto de proteção

Assim como seu nome simboliza a lança utilizada por São Jorge em sua batalha contra um dragão, a planta traz consigo um grande valor religioso e místico de proteção, determinação e coragem.

Sua força energética afasta as influências negativas, como a inveja e o olho-gordo.

Ela também é um ótimo amuleto que chama prosperidade. Para isso cultive a planta de bordas amarelas e deixe-a sempre em bom estado.

Mas, da mesma forma que ela representa a coragem de São Jorge, ela também uma forte ligação com as batalhas.

Portanto, para não chamar lutas e discórdias para sua casa, deixe o vaso da planta longe dos cantos do ambiente – paredes que, quando se encontram, formam uma lança.

*Informações João Bidu


+ Casa e Decoração