compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O preço na bomba deve ser alterado após o fim dos estoques com cobrança antiga do imposto
Expectativa é que preço da gasolina seja reduzido nas bombas ainda esta semana
Os motoristas de Franca e Ribeirão Preto devem sentir a queda no preço do litro da gasolina já nesta semana nos postos, segundo o presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Combustíveis, Valdemar de Bortoli Junior.
A diminuição que deve chegar a R$ 0,48 no estado de São Paulo ocorre após a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina de 25% para 18%.
O anúncio foi feito na segunda-feira (27) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) após o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar a lei que limita o tributo.
Nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro da gasolina é de R$ 6,88 nesta segunda-feira.
De acordo com Bortoli Junior, o preço na bomba deve ser alterado após o fim dos estoques com cobrança antiga do imposto.
“Hoje as distribuidoras e os postos ainda mantêm o estoque com o preço alto, sem considerar a redução. Eu acredito que em torno de dois a três dias já acabem esses estoques e já entrem no preço novo.”
Para o presidente, o preço do álcool deve acompanhar a redução por causa da competitividade no mercado.
“O etanol eu acredito que vá cair também porque senão acontece uma migração dos consumidores para a gasolina e eles deixam de consumir o etanol, então acredito que vá baixar também. O diesel já foi reduzido a zero o PIS/Cofins e o ICMS do diesel é 12%, abaixo dos 18% por determinação [federal]”, afirma.
Em comunicado, o Núcleo Postos Ribeirão Preto, entidade que reúne 85 revendedores de combustíveis na cidade, também destacou que os valores devem cair na bomba conforme as distribuidoras entregarem novas remessas com valor menor.
“Essas reduções tem que primeiro impactar os estoques das distribuidoras, de acordo com o estoque da distribuidora ele vai começando a passar essas reduções para o posto revendedor”.
“A orientação que nós passamos através do núcleo postos a todos os associados é que eles implemente a redução na mesma proporção que a distribuidora vem passando pra eles”, diz Fernando Roca, presidente no Núcleo Postos.
Reaquecimento de vendas
Roca diz ainda que apesar do cenário internacional incerto causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, as medidas implementadas pelos governos federal e estadual são animadoras porque devem reaquecer o mercado interno.
“Estávamos esperando a redução há um tempo porque no fim das contas o consumidor mudou de hábitos e reduziu muito o consumo de combustível, deixa o automóvel em casa e economiza. Isso deve reaquecer um pouco o mercado, é o que nos esperamos, daí a nossa orientação para que os revendedores apliquem a redução no preço nas bombas”, afirma.
*Informações G1