Projeto leva música instrumental a alunos da rede pública e show gratuito em frente à Igreja Matriz, neste domingo (22/05), às 17h
Neste final de semana, São José da Bela Vista será a terceira cidade da região de Franca a receber o projeto “Sementes Musicais”, do baixista, compositor e professor Eduardo Machado, que leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças.
Na sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, estudantes da EMEB José Renato Nogueira Ambrósio participaram da oficina, que contou também com a presença dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria).
E no domingo (22/05), às 17h, Eduardo Machado Quarteto faz show gratuito em frente à Igreja Matriz da cidade.
“Fico muito feliz pela oportunidade de poder apresentar aos estudantes e à população os ritmos e gêneros musicais da nossa cultura brasileira. É importante falar para a nova geração sobre a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, entre outros, para manter viva as nossas raízes”, ressalta Eduardo Machado, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.
Sucesso em Restinga
Na semana passada, em Restinga, participaram da oficina 750 alunos da EMEB Gilberta Vilela Rosa e da EE Isaac Vilela de Andrade.
“Foi uma experiência gratificante. A gente percebeu o interesse dos alunos tanto por conhecer outros instrumentos musicais quanto pelos estilos diferentes de música, que eles não estão acostumados a ouvir”, disse Gisele Menezes Batista, diretora da EMEB.
Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.
“É um projeto muito importante para a vida social dos nossos alunos e o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes”, afirma Daniely Oliveira Lopes, diretora do Departamento de Educação de Restinga.
Os shows de Eduardo Machado Quarteto em Ribeirão Corrente e Restinga reuniram cerca de 400 pessoas. O projeto “Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.
Músico
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instrumento destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor.
Sua discografia é composta por 9 CDs e 5 DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).