compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Instituto Nacional de Meteorologia aponta ondas de até 2,5 metros em cidades praianas, como Ilhabela
Instituto Nacional de Meteorologia aponta ondas de até 2,5 metros em cidades praianas, como Ilhabela
Um alerta do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – deixou os francanos que pretendem passar o fim de semana na praia de orelhas em pé.
Isso porque um grande e forte ciclone extratropical se movimenta sobre o oceano, ao largo da Região Sul do Brasil, provocando ventos fortes que deixando o mar agitado.
Grandes ondas são geradas em alto-mar e avançam para o litoral do Sul e do Sudeste nesta sexta-feira.
Há risco de ressaca nas praias desde o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, até Laguna, em Santa Catarina, e entre Ilhabela, em São Paulo, e Cabo Frio, no Rio De Janeiro, esses dois sendo destinos comuns aos francanos.
A Marinha do Brasil já emitiu alertas para estas áreas. Para as praias gaúcha e catarinense, o aviso de risco de ressaca é válido a partir das 3 horas da madrugada desta sexta-feira, 13 de maio, com altura de ondas estimada em até 2,5 metros.
Para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, o aviso de risco de ressaca é a partir das 15 horas desta sexta-feira. A altura das ondas estimada é de 2,5 metros.
A navegação em alto mar fica mais perigosa devido aos ventos muito fortes, com o mar muito agitado e grandes ondas.
Mais ciclone na próxima semana
Outro grande e forte ciclone extratropical deve se organizar na perto perto do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul entre o domingo, 15, e a segunda-feira, 16 de maio.
Após o dia 16, no decorrer da próxima semana, este ciclone se movimenta pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
A previsão é de que seja outro ciclone forte, com pressão mínima muito baixa, entre 990 hPa a 980 hPa. Este sistema vai provocar uma nova situação de ventania e mar muito duro/alto na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.