De acordo com o astrônomo Renato Poltronieri, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o pico da chuva de meteoros vai ocorrer entre esta quinta (05) e sexta-feira (6).
“A constelação de Aquário, de onde vem esta chuva, surge antes de amanhecer do dia 6. Então, se quiser ver algo, tente observar a partir das 3h30. Sempre procurando observar o céu em local mais limpo, sem poluição luminosa. O interior sempre favorece por ter cidades pequenas”, explica Renato ao portal g1.
“Pode ocorrer um aumento no número de meteoros. Porém, nos últimos anos, essa chuva está meio fraca. Os cálculos indicam até 40 meteoros por hora, mas não podemos confiar nisto e sim apenas observar.”
A chuva de meteoros Eta Aquáridas começou no dia 21 de abril, vai até 12 de maio e tem melhor visibilidade no Hemisfério Norte. Porém, no Brasil é possível prestigiar o fenômeno em condições ideais, segundo o astrônomo.
Confira
Opte por observar o céu no horário de pico da chuva de meteoros, a partir das 3h30 dos dias 5 e 6;
Vá a uma área onde não haja poluição luminosa;
Acompanhe se não há previsão de chuva, pois dificulta a visibilidade dos meteoros;
Para facilitar a localização da Constelação de Aquários há aplicativos que “escaneiam” o céu, como o Star Chart, Stelarium e Star Walk;
Não há necessidade do uso de lunetas ou telescópios.