compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Estimativa de associação especializada no assunto é que a produção continue com tendência de crescimento
Estimativa de associação especializada no assunto é que a produção continue com tendência de crescimento
As projeções da Abicalçados para este ano são otimistas: a expectativa é que o haja incremento na produção do setor, entre 1,8% e 2,7%.
Este percentual deve resultar em 820 a 828 milhões de pares fabricados pelas mais de 5,4 mil fábricas em atividade no País, sendo Franca um dos principais polos de calçados masculinos.
O resultado, no entanto, não será suficiente para recuperar totalmente as perdas provocadas pela pandemia, deixando o setor cerca de 8% abaixo dos níveis produtivos de 2019, mas com expectativa de crescimento.
Já as exportações devem seguir crescendo mais do que o mercado doméstico, encerrando 2022 com crescimento de 8% a 10%, para entre 134 e 136 milhões de pares embarcados. Com o resultado, os embarques devem superar os níveis pré-pandêmicos em 16% a 18%.
Os níveis de emprego também devem crescer ao longo de 2022. Conforme o Relatório Setorial esse crescimento deve ficar situado entre 1,3% e 5,3%, encerrando o ano com 269 mil a 280 mil postos de trabalho na atividade.
Publicação
Com mais de 60 páginas, o Relatório Setorial – Indústria de Calçados é a fonte de consulta oficial do setor calçadista brasileiro.
Além dos dados retroativos, com detalhamento por segmentação, balança comercial, níveis de empregos, capacidade instalada e investimentos, a publicação traz projeções para curto e médio prazos, além de capítulos destinados a oportunidades no mercado internacional e análises do doutor em Economia e professor da pós-graduação da Unisinos Marcos Lélis.
A publicação está disponível gratuitamente para download no site http://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-setorial.