compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Novo coronavírus pode provocar desequilíbrios no sistema cardiovascular de adultos jovens e sem doenças preexistentes, diz estudo
Atendimento médico a paciente internada com a Covid-19 (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
Um estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que mesmo a infecção leve a moderada pelo novo coronavírus pode provocar desequilíbrios no sistema cardiovascular de adultos jovens e sem doenças preexistentes.
A pesquisa indica, ainda, que tanto a obesidade quanto o baixo nível de atividade física são fatores determinantes no pós-Covid, que ajudam a alterar o sistema nervoso autônomo, responsável por funções vitais do organismo, como pressão arterial, frequências cardíaca e respiratória.
Segundo a CNN Brasil, o trabalho, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acompanhou indivíduos entre 20 e 40 anos antes da vacinação.
Sintomas leves
“Esses resultados nos dão elementos para incentivar as pessoas para que, mesmo com sintomas leves de Covid, busquem um diagnóstico mais minucioso após a contaminação”, avalia o coordenador do projeto, Fábio Santos de Lira, professor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.
Segundo ele, a bagagem deflagrada pelo vírus pode ter consequências e o paciente não sabe.
Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico International Journal of Environmental Research and Public Health.
Multicêntrico
Segundo Lira, os pesquisadores agora estão avaliando outros resultados obtidos nas análises, que devem ser publicados em breve.
O projeto é multicêntrico e conta com a participação de cientistas da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra, de Portugal.
Além disso, os mesmos pacientes continuam sendo acompanhados após terem sido vacinados. Já houve uma avaliação seis semanas depois da vacina e a próxima será no 18º mês pós-imunização