Seu cachorro não quer comer? Pode ser o calor! Veja como ajudar o seu pet!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de março de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apatia, falta de apetite e respiração ofegante em dias quentes são alguns dos principais sinais de que seu cachorro está com muito calor

Quando o calor aumenta, cães podem apresentar falta de apetite – saiba o que fazer!

 

O que fazer quando o cachorro não quer comer? Essa é uma pergunta que os tutores sempre fazem quando o calor aumenta.

Por mais que seja esperado que as altas temperaturas causem indisposição até na gente, ninguém gosta de ver o seu pet desanimado.

A preocupação é legítima, afinal os animais são muito mais sensíveis ao calor que nós.

Apatia, falta de apetite e respiração ofegante em dias quentes são alguns dos principais sinais de que seu cachorro está com muito calor e precisa da sua atenção.

Nessa situação, é importante entender o que ele está sentindo e saber o que fazer para deixá-lo mais confortável e incentivá-lo a voltar a se alimentar direito.

Para te ajudar a cuidar do seu melhor amigo, veja algumas atitudes para aliviar o calor.

Cachorro com calor: sintomas que você precisa observar

A primeira coisa que você precisa fazer quando nota que o seu cachorro não quer comer é observar se ele está mostrando mais algum sintoma.

Além da falta de apetite, quando os animais estão com muito calor os animais tendem a mostrar outros sinais: apatia ou agitação em excesso, falta de vontade de passear, muito sono, respiração ofegante e muita salivação são alguns sintomas comuns.

A redução do apetite é uma reação esperada em dias mais quentes, mas você deve ligar o alerta vermelho se o seu cãozinho começar a rejeitar qualquer alimento, até os que ele nunca dispensa.

Beber mais água ajuda a aliviar o cachorro com calor

Uma das principais recomendações de como diminuir o calor do cachorro é reforçar a oferta de líquidos.

As altas temperaturas tendem a deixar os animais desidratados com muito mais facilidade, o que tende a piorar a disposição e o apetite do seu cachorro.

Coloque mais bebedouros pela casa e certifique-se de que a água esteja sempre fresquinha e limpa. Uma boa dica é colocar algumas pedrinhas de gelo dentro do pote e trocar a água a cada 3 horas.

Se você notar que o seu cachorro não está bebendo água, você pode tentar fazer um soro caseiro para potencializar a hidratação do seu pet.

Seu cachorro não quer comer ração seca? Ofereça a versão molhada

Outra forma de estimular o apetite do seu cachorro nos dias quentes é trocar a ração seca pela úmida.

Por conter água em sua composição e também aroma e textura diferenciados, esse tipo de alimento estimula o apetite do animal e ainda pode ser servido geladinho.

Você pode alternar as rações e oferecer a seca em uma refeição e a molhada em outra ou manter apenas a molhada nos dias mais quentes.

Você também pode fazer um picolé para cachorro usando a ração molhada. Não esqueça de escolher o alimento certo de acordo com a idade e porte do seu cão.

Como oferecer ração para o cachorro com calor

Se seu cachorro não quer comer, retire o alimento, guarde e ofereça em outro momento. Evite deixar a ração exposta o dia todo, principalmente as rações molhadas.

Quando o alimento fica muito tempo exposto sob altas temperaturas corre o risco de estragar por conta do calor. Por isso, escolha um local bem fresquinho em casa e ofereça o alimento ao seu bichinho.

Brinque com ele, torne esse momento agradável para vocês! Aguarde alguns minutos para ver se ele começa a comer. Se ele não demonstrar interesse e se afastar, pode recolher e oferecer novamente mais tarde.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets