Morre autor de uma das músicas mais populares do mundo, que inspirou Roberto Carlos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A música “A Whiter Shade of Pale” vendeu milhões de discos e atravessou mais de cinco décadas como um grande sucesso

O cantor e compositor inglês Gary Brooker morreu no último sábado (19), mas a sua morte só foi anunciada na terça-feira (22). Brooker, de 76 anos, tinha câncer. Na década de 1960, o músico foi fundador e tecladista da banda Procol Harum.

Gary Brooker. O nome pode não lhe dizer nada. Procol Harum, a banda, também. E a canção? A Whiter Shade of Pale. Pelo título, o mais provável é que você não reconheça. Mas, pare e ouça. É uma das canções mais populares do mundo desde 1967, quando foi lançada.

A Whiter Shade of Pale é uma canção pop perfeita. A melodia bonita e pegajosa, a voz irresistível do cantor (o próprio Brooker), o arranjo que, com seu órgão, lhe transporta do barroco bachiano a uma balada soul.

Vendeu milhões

A música vendeu milhões de discos e atravessou mais de cinco décadas como um grande sucesso. Foi usada por Francis Ford Coppola em seu episódio do filme Contos de Nova York.

Fora do Procol Harum, Gary Brooker participou do Concert For George, tributo ao beatle George Harrison, e integrou as bandas de Ringo Starr e Eric Clapton.

Uma curiosidade para os ouvintes brasileiros, levantada pelo Jornal da Paraíba: em 1968, A Whiter Shade of Pale serviu de inspiração para O Tempo Vai Apagar, canção gravada por Roberto Carlos.

Seguem as duas:


+ Artes