Franquias impulsionam setor calçadista: fábrica de Franca é destaque neste mercado

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresas que possuem grande credibilidade usam o mercado de franquias para expandir seus negócios

 

Empresas que possuem grande credibilidade usam o mercado de franquias para expandir seus negócios

Em crescimento ao longo de 2021 – de 8% na produção até novembro, conforme dados oficiais mais recentes -, o setor calçadista brasileiro vem expandindo suas atividades no varejo nacional e internacional.

E tem feito isso também por meio do franchising. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as mais de 2,5 mil redes de franquias e 150 mil unidades franqueadas no Brasil geraram mais de R$ 182 bilhões nos últimos 12 meses (sendo R$ 24 bilhões somente no setor de Moda), um crescimento de 8,4% em relação a 2020.

O presidente da ABF, André Friedheim, destaca que o setor de franchising já representa 2,7% do PIB brasileiro e vem registrando crescimento nos últimos anos.

“O franchising tem demonstrado uma recuperação importante. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor feita pela ABF mostra que chegamos aos meses de julho, agosto e setembro de 2021 no mesmo patamar de faturamento do terceiro trimestre de 2019, o que mostra uma franca recuperação”, avalia.

Democrata

Representando a expansão do setor de calçados masculinos no franchising, a empresa francana Democrata comercializa 15% da sua produção de cerca de 300 mil pares mensais em 61 lojas licenciadas em todas as regiões do País.

“As lojas Democrata, juntamente com o e-commerce da marca, fazem parte da estratégia de uma maior aproximação e interação com nossos consumidores”, diz Marcelo Paludetto, diretor da empresa.

Ele prossegue. “Este contato direto com os consumidores e shoppers é uma forma de conhecer e entendê-los cada vez mais, transformando estas relevantes informações em valiosas contribuições para desenvolver e entregar produtos e soluções de alto padrão para todo o mercado”, afirma.

Para 2022, Paludetto projeta a abertura de 15 novos pontos de franquias no Brasil.


+ Economia