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Projeção do setor de franquias para 2021 é um crescimento significativo de 9% no faturamento e 5% no número de vagas abertas
Entra crise e sai crise, mas o mercado de franquias dificilmente se abala. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2020 o setor registrou um faturamento de aproximadamente R$ 167 bilhões, o equivalente a 2,2% do PIB, e empregou mais de 1,2 milhão de pessoas.
Os números de 2021 ainda não foram consolidados, mas a projeção é de um crescimento significativo de 9% no faturamento e 5% no número de vagas abertas. A reportagem é do portal 6 Minutos.
“Atribuímos esse aumento à retomada da movimentação nas unidades presenciais por conta do avanço da vacinação e à redução das taxas de mortalidade por covid-19, e à crescente digitalização do setor, principalmente em relação aos canais de venda”, explica André Friedheim, presidente da ABF.
Por essas e outras, e com o início de mais um ano chegando, quem sabe esse seja o momento propício para surfar na onda das franquias e dar aquela guinada na sua vida profissional?
Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entender com clareza como esse segmento funciona e os diversos aspectos a serem levados em consideração para alavancar suas chances de ser bem-sucedido na nova empreitada.
Será que franquia é realmente para mim?
O fato de ser amparado por uma marca reconhecida, além de contar com um catálogo pronto de produtos ou serviços, em princípio é meio caminho andado. Outra mão na roda: ter um plano de negócios pré-estabelecido, apoio para divulgação, suporte jurídico e tecnológico, consultoria, fornecedores e distribuidores homologados etc.
Mas se seu perfil é de alguém mais empreendedor e criativo, daqueles que gostam de inovar, contribuir com ideias e, sobretudo, trabalhar e fazer as coisas do seu jeito, dificilmente se dará bem seguindo os rígidos padrões desse modelo de negócios em particular.
Do que devo me inteirar antes de embarcar nessa?
Para se certificar de que o negócio é interessante e seguro para investir, é imprescindível pesquisar histórico da marca e da franquia, número de unidades ativas, conversar com franqueados, ex-franqueados e clientes.
E, ainda, checar eventuais pendências judiciais da franqueadora e a reputação da marca junto a órgãos como Serasa e Reclame Aqui, entre outros. Vale também visitar uma ou mais unidades da rede, no papel de cliente, para compreender melhor sua dinâmica, qualidade dos produtos e serviços, atendimento e por aí afora.
Como escolher a franquia mais adequada para meu perfil e bolso?
O vasto cardápio de modelos de franchising prevê desde lojas de rua, em shoppings ou mesmo estradas, passando por quiosques, food trucks, store in store (em que mais de uma marca ocupa o mesmo ponto), franquias virtuais e home based, entre tantos outros.
E mais: só no Brasil existem cerca de 2.600 alternativas de marcas franqueadas, voltadas para todos os setores da economia, cujos investimentos podem variar de 10 mil até dois milhões de reais.
Onde devo estabelecer meu negócio?
No caso de franquias físicas, em geral existem restrições territoriais para seu estabelecimento e atuação, regidas pela estratégia de negócios de cada franqueador.
Algumas marcas são voltadas para cidades com um número mínimo de habitantes, e é comum haver limites no número de pontos por região — sobretudo para que não haja concorrência direta entre os franqueados de uma mesma rede.
Finalmente vou conseguir trabalhar menos e ganhar mais?
Não exatamente. Os franqueadores dão o suporte necessário para abrir a franquia e todo o know-how do negócio, mas sua dedicação total e alto nível de compromisso são fundamentais para que os resultados desejados apareçam.
É você quem irá cuidar do dia a dia do trabalho, do fluxo de caixa, de contratações, treinamento e gestão dos funcionários, dos reports à franqueadora sobre o andamento do negócio e daí por diante. É sua a responsabilidade de zelar pelo conceito de mercado e excelência da marca.
Franquias grandes são garantia de sucesso?
Independentemente do tamanho da franquia, o mais importante, segundo os especialistas, é atestar a qualidade do apoio dado pelo franqueador para que os franqueados sejam bem-sucedidos em suas operações.
O mesmo peso deve ser dado à sincronia de interesses entre ambos, bem como o tipo de relacionamento que a rede costuma estabelecer com seus franqueadores, seu grau de parceria e a frequência da comunicação.