compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Equipe francana quer o bi no torneio, que reúne os oito melhores colocados no primeiro turno do NBB
Equipe francana quer o bi no torneio, que reúne os oito melhores colocados no primeiro turno do NBB
Entre os dias 15 e 22 de janeiro, os oito melhores times do primeiro turno do NBB disputarão o título da Copa Super 8, evento promovido pela Liga Nacional de Basquete que vale uma vaga na Basketball Champions League Américas.
Líder do NBB deste ano, o Sesi Franca foi o primeiro time a garantir a classificação para o badalado torneio.
Por se tratar de um torneio com eliminação em jogo único, o clima entre os jogadores é diferente para a Copa Super 8.
O que é a Copa Super 8?
Com a primeira edição realizada na temporada 2018/2019, a Copa Super 8 é um torneio de “mata-mata”, em jogo único, com os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB.
A competição é disputada com partidas eliminatórias nas quartas de final, semifinais e Final. Os cruzamentos das quartas de final são: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º.
O campeão fica com uma vaga na Basketball Champions League Américas, o principal torneio de clubes da América Latina.
Histórico de campeões
A Copa Super 8 teve sua primeira edição realizada em 2018. Na ocasião, o Flamengo superou a pressão da torcida, com mais de 5 mil vozes no Ginásio Pedrocão, e venceu o Sesi Franca Basquete, por 79 a 75.
O MVP do torneio foi Marquinhos, que foi autor de 15 pontos e sete rebotes na vitória sobre Franca (18 de eficiência) e teve o maior índice de eficiência do time campeão na competição, com média de 21,3.
Já na edição seguinte, em 2019/2020, foi a vez do Franca dar o troco na mesma moeda. Na grande final na Arena Carioca 1, o time francano cresceu mesmo com forte presença da torcida rubro-negra e venceu por 77 a 73.
Rafael Hettsheimeir, na época jogador do Franca, foi eleito o MVP daquele Super 8. Com médias de 19,3 pontos, 6,3 rebotes e 20,33 de eficiência nos três jogos disputados, o pivô foi decisivo na grande final, com 28 pontos, sete rebotes e 30 de eficiência.
Na temporada passada (2020/2021), deu Flamengo mais uma vez. Em final realizada no Ginásio Antônio Prado Jr, o rubro-negro carioca levou a melhor sobre o São Paulo, com grande atuação no último quarto, tirando uma diferença de dez pontos e vencendo por 79 a 71.
Confira todos os campeões da Copa Super 8:
2018 – Flamengo (Marquinhos MVP)
2019 – Sesi Franca (Hettsheimeir MVP)
2020 – Flamengo (Olivinha MVP)