Aos 110 anos, Tramontina vai lançar um cooktop que “conversa” com o smartphone

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 30 de novembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acostumada a testar pequeno para depois dar escala aos projetos, a Tramontina espera que o Guru seja seu primeiro passo na internet das coisas

Aos 110 anos, a Tramontina é mais conhecida pelos talheres, mas, ao longo do tempo, passou a fabricar os mais variados produtos: panelas, ferramentas, mesas, sofás, coifas e até mesmo pequenos veículos elétricos.

Na pandemia, com as pessoas dentro de casa, a gigante gaúcha deu um salto: sua receita aumentou 20% neste ano, para R$ 10 bilhões.

Segundo o jornal Estado de S.Paulo, agora a empresa se aventura em uma nova área: a internet das coisas.

Um “inteligente” cooktop (conjunto de bocas de fogão independente de forno) que pode ser usado com o auxílio de um smartphone será o lançamento da companhia em dezembro.

Criado em casa

A novidade foi desenvolvida dentro de casa e testada por Clóvis Tramontina, membro de uma das famílias sócias do negócio e presidente da gigante industrial há 30 anos.

Tramontina disse ter conseguido terminar um espaguete a carbonara com a novidade. O cooktop, apelidado de Guru, ainda não “fala” com o usuário – como fazem caixinhas inteligentes como a Alexa.

A comunicação se dá pelo smartphone: ali, o usuário pode encontrar diversas receitas – ao colocar a panela sobre o Guru, o cozinheiro iniciante recebe dicas de peso, tempero e cozimento.

Além disso, será possível pedir que o cooktop “elabore” alguma receita a partir de itens disponíveis na geladeira.

Primeiro passo

Acostumada a testar pequeno para depois dar escala a novos projetos, a Tramontina espera que o Guru seja só o primeiro passo na internet das coisas.

Com o 5G, a expectativa é de que haja espaço para outros aparelhos “inteligentes”.

A busca de novos mercados não se resume ao Guru. A Tramontina está prestes a colocar os dois pés no segmento de cerâmica.

Depois de um tempo trabalhando com importados, a companhia decidiu estampar o próprio nome em conjuntos de jantar. E para isso construiu uma fábrica, a ser inaugurada em Pernambuco em 2022.


+ Tecnologia