compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Sesi Franca tem três atletas na seleção: Lucas Dias, Lucas Mariano e Georginho, além do técnico Helinho
Sesi Franca tem três atletas na seleção: Lucas Dias, Lucas Mariano e Georginho (acima), além do técnico Helinho
O Brasil venceu a segunda partida seguida contra o Chile pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Indonésia 2023.
Em Buenos Aires, na Argentina, a seleção brasileira masculina de basquete passou pelos chilenos na noite deste sábado por 81 x 55. Lucão, do Sesi Franca, foi novamente o cestinha.
Esta foi a segunda partida do técnico Gustavo de Conti no comando da seleção. Gustavinho, que também é técnico do Flamengo, agora volta a reunir a equipe para a segunda janela das eliminatórias, em fevereiro, quando a seleção encara Uruguai (dia 25) e Colômbia (dia 28).
Os uruguaios venceram os dois confrontos contra os colombianos. Depois as equipes voltam a jogar em junho.
Regulamento
Os três primeiros do grupo avançam. Depois, de 16 países ficam 12, que jogarão em mais três janelas ao todo, acabando apenas em fevereiro e 2023.
Argentina, Bahamas, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Cuba, Republica Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Ilhas Virgens, Estados Unidos e Venezuela jogam por sete vagas na Copa do Mundo.
O jogo
Neste sábado, o Brasil foi dominante o tempo todo, mesmo rodando muito a equipe. Um dos destaques da reformulada equipe de Gustavinho foi Timothy Soares, jovem ala-pivô que joga em Israel e estreia pela seleção brasileira aos 24 anos. Ele fez 16 pontos e pegou 6 rebotes no jogo.
Outro nome novo (23 anos) de destaque no time foi o do pivô Gabriel Galvanini, o Jaú, do Bauru, que acabou com 8 rebotes.
O cestinha do jogo, assim como no primeiro jogo, foi o pivô Lucas Mariano, do Franca, com 17 pontos. Ele, apesar dos 28 anos, está se consolidando na seleção.
O primeiro período acabou em 18 a 17 para o Brasil, mesmo placar do jogo anterior, com o Chile com bom aproveitamento da linha dos três enquanto os brasileiros dominaram o garrafão.
Lucas Mariano, Caboclo, Jaú, Felício e companhia não deram chances aos pivôs chilenos.
No segundo quarto, o Brasil ampliou a vantagem e fechou em 35 a 28, aproveitando uma rotação bem maior no time e dando protagonismo a jogadores vindos do banco, como Tim Soares.
O terceiro quarto foi o do passeio, com o Brasil abrindo 15 pontos de vantagem (58 a 43) muito graças a um jogo físico e intenso na defesa.
No final, outro atleta do Franca brilhou; Georginho de Paula se sobressaiu em quadra, acabando a partida com 10 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Uma partida em que o aspecto coletivo da seleção foi o principal destaque.