Universitária brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável. Veja aqui

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de novembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agora, Bárbara vai representar o Brasil na final mundial do concurso, que acontece em dezembro, em Istambul, na Turquia. 

Bárbara diz que pensou em aplicar conhecimentos para “ajudar pessoas de forma simples e viável”. (Foto: Veronica Raner)

Uma garrafa portátil que, sozinha, consegue transformar qualquer água em potável. Parece ficção, mas não é.

Esse tipo de produto já existe e foi desenvolvido no Brasil pelas mãos da pesquisadora Bárbara Paiva, da Universidade Federal de Ouro Preto. Chamada de Aqualux, a garrafa é capaz de usar radiação para esterilizar a água.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico“, diz Bárbara, em entrevista ao site da “Red Bull”.

Tecnologia

Bárbara foi a selecionada do Brasil no Red Bull Basement, uma iniciativa da marca de energético para incentivar estudantes de todo o mundo a desenvolverem tecnologias que gerem impactos positivos na sociedade.

Segundo notícia do portal Hypeness, o projeto da Aqualux foi escolhido entre 443 candidatos no Brasil.

A ideia para criar a garrafa veio durante o mestrado de Bárbara. Ela estuda esterilização de parasitas via radiação. Em entrevista ao portal da Red Bull, ela diz que pensou em aplicar esses conhecimentos para “ajudar pessoas de forma simples e viável”.

Agora, Bárbara vai representar o Brasil na final mundial do concurso, que acontece em dezembro, em Istambul, na Turquia.


+ Ciência