Para incentivar produção de energia limpa, Governo diminui imposto de importação

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de novembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alíquota de tributo para painéis solares, bateria de lítio, conversores de corrente contínua, reatores nucleares foram reduzidas

Com a medida, os painéis solares terão a alíquota de importação reduzida de 12% para 6% (Foto: José Cruz-Agencia Brasil)

O governo federal decidiu reduzir as alíquotas do Imposto de Importação que incidem sobre produtos ligados à produção de energia.

O objetivo é fomentar fontes mais limpas e reduzir o custo de produção e comercialização de eletricidade no longo prazo, informou o Ministério da Economia.

Após entrar em vigor, a medida permitirá uma redução da alíquota do imposto de importação aplicável para painéis solares de 12% para 6%; para determinados tipos de bateria de lítio, de 18% para 9%; para conversores de corrente contínua baixa de 14% para 7%; e para reatores nucleares, de 14% para zero.

“Em linha com os compromissos do país na área ambiental, o governo segue empenhado em utilizar todos os instrumentos disponíveis, inclusive os de gestão tarifária da política comercial brasileira, para adotar iniciativas com o objetivo de reduzir o custo da energia”, disse em nota a secretária-executiva da Camex, Ana Paula Repezza.

Segundo ela, as ações vão beneficiar os diversos setores da economia e os consumidores finais por meio do fomento da produção e comercialização de energia através de fontes limpas de energia.


+ Energia