compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A decisão será a oitava série dos playoffs desta temporada a chegar até o quinto jogo
A atual edição do NBB – Novo Basquete Brasil – está marcada pelo equilíbrio, sobretudo nas séries de playoffs, decidas em melhor de cinco partidas. O melhor exemplo são as finais, com quatro jogos realizados e duas vitórias para cada uma das duas equipes: Bauru e Paulistano.
A finalíssima está marcada para acontecer no jogo 5 da série, que será realizado neste sábado, às 14h30, no Ginásio Gigantão, em Araraquara.
A decisão será a oitava série dos playoffs desta temporada a chegar até o Jogo 5 – foram três nas oitavas, três nas quartas e uma nas semifinais. Este número é o recorde de partidas decisivas de uma só edição do NBB. Antes, o maior número de Jogos 5 era de seis, na temporada 2013/2014.
Finalista pela segunda vez na história, o Paulistano disputou dois Jogos 5 em sua caminhada até a decisão. Nas oitavas, contra o Solar Cearense, em casa, e nas quartas, diante do Franca, como visitante, o clube da capital paulista venceu a quinta e última partida para seguir vivo na competição.
Já o Bauru, que chega às finais pela terceira vez consecutiva, teve a experiência de disputar o Jogo 5 nas semifinais, contra o EC Pinheiros. Na ocasião, a equipe do interior viu os rivais abrirem 2 a 0 de frente, mas venceram três partidas seguidas e conquistaram a classificação à decisão.
Disputada em uma melhor de cinco pela quinta vez na história, as finais do NBB terão Jogo 5 pela quarta vez – as outras foram nas temporadas 2008/2009 (Flamengo 3 x 2 Brasília), 2009/2010 (Brasília 3 x 2 Flamengo) e 2015/2016 (Flamengo 3 x 2 Bauru). Apenas na edição 2010/2011, a série decisiva foi disputada neste formato e não teve a partida decisiva, já que o Brasília venceu o Franca por 3 a 1.
Somando todas as fases de playoffs, o NBB já teve 41 Jogos 5 na história, sendo que o time mandante saiu vitorioso em 33 oportunidades. Nas finais, sempre quem teve o mando de quadra levou a melhor na partida decisiva.
Dos sete Jogos 5 disputados nesta temporada, os visitantes venceram três – todos nas quartas de final, com triunfos de Pinheiros sobre o Flamengo, Vitória diante do Mogi, e Paulistano para cima do Franca.