compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Estudantes se preparam para mais uma edição do exame Nacional que pode abrir portas para a universidadn
Estudantes se preparam para mais uma edição do exame Nacional que pode abrir portas para a universidade
Planejamento, foco e dedicação são palavras que não podem faltar no vocabulário de quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A prova mais concorrida do Brasil reunirá 3,1 milhões de candidatos e acontecerá neste mês de novembro, nos dias 21 e 28.
Para ter um bom desempenho na avaliação e aumentar as chances de conquistar uma vaga no curso universitário dos seus sonhos, é importante estudar muito.
Se planejar com antecedência, criar um cronograma de estudos, segundo o site http://WWW.una.com.br, e como treino é válido refazer as provas antigas do exame e, principalmente, usar o tempo disponível a seu favor.
Existem passos essenciais para todo estudante se dar bem no Enem. Antecedência é a palavra de ordem.
Confira dicas valiosas para se preparar para o Enem e dar o 1º passo rumo ao ensino superior:
Organização do tempo
Quando o assunto é preparação para o Enem, aproveitar bem o tempo disponível para estudar faz toda a diferença no resultado.
É importante deixar para trás o velho hábito que muitos estudantes cultivam de virar noites estudando quando os dias das provas se aproximam e se planejar para ler um pouco das matérias todos os dias.
Quem não está acostumado a estudar tem tempo suficiente para começar aos poucos. No início, separe uma hora por dia para esse fim.
Quando tornar o estudo um hábito, vá aumentando a carga horária até chegar a 7 ou 8 horas por dia, que é um ritmo adequado.
Prepare seu espaço
Manter um espaço de estudo organizado, com tudo o que você precisa à mão, faz a diferença e ajuda a manter um bom desempenho na preparação para o Enem.
Mesmo quem não tem um escritório ou escrivaninha exclusivos pode criar um espaço de estudo em algum canto da casa.
Deixe no local todo o seu material (livros, apostilas, cadernos, canetas e afins) e procure manter a área sempre organizada.
É importante que você se sinta confortável no local e que o espaço esteja sempre em ordem. Afinal, você passará boas horas nele nos próximos meses.
Monte um cronograma
Criar um cronograma de estudos ajuda muito a se preparar para o Enem. Veja as matérias cobradas e defina os horários que dedicará ao estudo de cada uma delas na semana. Uma dica importante é saber definir prioridades.
Todos têm matérias que consideram mais fáceis e aquelas em que sentem mais dificuldades.
Não deixe de levar isso em consideração na hora de montar seu horário de estudos. Reserve mais horas para as disciplinas mais complexas, que apresentam mais dificuldade em relação às provas do Enem.