O que é e para quem é o metaverso? Dois especialistas em mídia e informação explicam

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de outubro de 2021 às 21:30
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O Facebook pretende desempenhar um papel de liderança na formação do metaverso, em parte investindo pesadamente em realidade virtual.

O metaverso é uma rede de ambientes virtuais sempre ativos em que muitas pessoas podem interagir umas com as outras e objetos digitais enquanto operam representações virtuais – ou avatares – de si mesmas.

professor associado de Mídia e Informação,  e , doutorando em Mídia e Informação da Michigan State University, escreveram um artigo para o The Conversation — que é uma organização sem fins lucrativos que compartilha ideias e conhecimento acadêmico com o público.

Eis todo o conteúdo dos especialistas:

Pense em uma combinação de realidade virtual imersiva, um RPG multiplayer online massivo e a web.

O metaverso é um conceito de ficção científica que muitas pessoas na indústria de tecnologia enxergam como o sucessor da Internet de hoje.

É apenas uma visão neste momento, mas empresas de tecnologia como o Facebook têm como objetivo torná-lo o cenário para muitas atividades online, incluindo trabalho, lazer, estudo e compras.

O Facebook está tão convencido do conceito que está se renomeando como Meta para destacar seu esforço para dominar o metaverso.

Metaverso é uma mala de viagem de meta, significando transcendente, e verso, do universo. O romancista de ficção científica Neal Stephenson cunhou o termo em seu romance de 1992 “ Snow Crash ” para descrever o mundo virtual no qual o protagonista, Hiro Protagonista, socializa, faz compras e derrota inimigos do mundo real por meio de seu avatar.

O conceito é anterior a “Snow Crash” e foi popularizado como “ciberespaço” no romance inovador de William Gibson de 1984, ” Neuromancer”.

Existem três aspectos principais do metaverso: presença, interoperabilidade e padronização.

Presença:

É a sensação de estar realmente em um espaço virtual, com outros virtuais. Décadas de pesquisa mostraram que esse senso de incorporação melhora a qualidade das interações online. Essa sensação de presença é alcançada por meio de tecnologias de realidade virtual, como monitores tipo head-mounted display.

Interoperabilidade:

Significa ser capaz de viajar perfeitamente entre espaços virtuais com os mesmos ativos virtuais, como avatares e itens digitais.

O ReadyPlayerMe permite que as pessoas criem um avatar que pode usar em centenas de mundos virtuais diferentes, incluindo em reuniões do Zoom por meio de aplicativos como o Animaze.

Enquanto isso, blockchain tecnologias como cryptocurrencies e fichas nonfungible facilita a transferência de bens digitais através das fronteiras virtuais.

Padronização

É o que permite a interoperabilidade de plataformas e serviços no metaverso. Como acontece com todas as tecnologias de mídia de massa – da imprensa escrita a mensagens de texto – os padrões tecnológicos comuns são essenciais para uma adoção generalizada.

Organizações internacionais como o Open Metaverse Interoperability Group definem esses padrões.

Por que o metaverso é importante

Se o metaverso se tornar o sucessor da internet, quem o constrói, e como, é extremamente importante para o futuro da economia e da sociedade como um todo.

O Facebook pretende desempenhar um papel de liderança na formação do metaverso, em parte investindo pesadamente em realidade virtual.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou em uma entrevista sua visão de que o metaverso abrange plataformas não imersivas como a mídia social de hoje, bem como tecnologias de mídia 3D imersivas, como realidade virtual, e que será para trabalho e também para diversão.


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