compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com a implementação desta fase do open banking será possível movimentar recursos de uma conta bancária por meio de plataformas de terceiros
A terceira fase do open banking começa nesta sexta-feira (29) e permitirá que consumidores efetuem transações financeiras por meio de plataformas digitais sem utilizar aplicativos de bancos, copiar códigos de barras ou fornecer dados do cartão de crédito.
A novidade será viabilizada pelas chamadas empresas iniciadoras de pagamentos, responsáveis por intermediar a troca entre as contas do vendedor e do comprador.
Funciona assim: ao realizar uma compra online, o usuário poderá escolher a opção de pagar pelo sistema open banking, em vez das modalidades já conhecidas, como cartão de crédito e boleto.
Ao escolher este caminho, o site o levará diretamente à plataforma da instituição financeira na qual ele mantém sua conta bancária.
Senha ou chave Pix
Após conferir se os dados estão corretos, basta autenticar a operação com as mesmas informações exigidas pelo banco em sua plataforma original, como inserção manual de senha ou chave Pix.
Antes de chegar a toda a população, a novidade será submetida a um processo de validação, para que as empresas e o Banco Central, responsável pela regulação deste ecossistema, possam garantir que haja segurança e eficiência nos processos quando chegarem ao público geral.
Na sexta-feira (29), quando tem início sua implementação, apenas uma parcela dos correntistas escolhidos por cada instituição poderá utilizá-la, segundo informa o portal 6 Minutos.
As metas estipuladas pela autoridade monetária são de 1% da base ativa de cada instituição financeira com acesso a este serviço até o dia 15 de novembro – universalização acontece até 17 de fevereiro de 2022