compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Segundo o governo, o preço dos veículos cresceu 24,94%, em média, nos últimos 12 meses, entre outubro de 2020 e setembro de 2021
Os motoristas de todo o estado de São Paulo devem preparar o bolso para o ano que vem. O motivo é o preço do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que ficará mais alto que o pago neste ano.
A razão do aumento é o preço dos automóveis no país em 2021. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o preço dos veículos cresceu 24,94%, em média, nos últimos 12 meses, entre outubro de 2020 e setembro de 2021.
Os carros zero-quilômetro tiveram um crescimento de 20,72% nos preços dentro deste período. Caso consideremos apenas os veículos usados, a alta é ainda maior, de 30,25%. Em decorrência da pandemia, as montadoras têm enfrentando uma escassez de insumos para a produção de novos veículos.
Alíquota igual
Segundo o portal FDR, nada muda na alíquota do imposto, que permanece em 4% sobre o valor venal dos veículos movidos a gasolina e dos flex (bicombustível). Já os carros que são movidos apenas por etanol e os que são movidos a eletricidade ou gás (mesmo que híbridos) são taxados em 3%.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo disse que a tabela dos valores venais utilizada para estabelecer o valor do IPVA é encomendada de maneira específica à Fipe.
Sendo assim, a base de preços utilizada pode não ser exatamente as mesmas que são informados no site da fundação de maneira pública, mesmo que sejam próximos.