compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A previsão é de ver uma estrela cadente a cada 4 minutos, com até 15 meteoros entrando na atmosfera a cada hora
A já tradicional chuva de meteoros oriônidas poderá ser observada na madrugada desta quinta-feira (21) em todo o país.
Conforme o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, no Rio Grande do Sul, o fenômeno já pode ser visto partir da meia-noite, com pico de visibilidade às 3h.
A chuva acontece anualmente entre os dias 15 e 29 de outubro e, em 2021, atinge seu pico na madrugada do dia 20 para 21, com até 15 meteoros por hora.
Olhar para o céu entre o Leste e o Nordeste
Segundo Carlos Fernando Jung, diretor Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), quem deseja acompanhar deve se posicionar olhando entre o Nordeste e Leste da sua posição.
O ideal é observar em um local que possui menos luminosidade.
“A poluição luminosa das cidades e da Lua Cheia neste dia do pico da chuva pode prejudicar um pouco. Mas, mesmo assim, será possível ver muitos meteoros”, destaca o pesquisador.
Cometa Halley
Segundo o jornal Zero Hora, a chuva de oriônidas acontece porque a Terra passa pela mesma região onde o cometa Halley — que passa pelo sistema solar a cada 76 anos — deixou uma grande quantidade de detritos, os meteoroides.
Quando o planeta passa nesse rastro, o que acontece todos os anos, alguns destes detritos acabam entrando na atmosfera.
“A cada chuva é uma surpresa o que pode ocorrer, porque podem haver quedas de detritos maiores”, conclui Carlos Fernando Jung.