compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Reforço escolar é oferecido aos alunos da rede municipal de Franca até o mês de dezembro com projeto ‘Um Dia Diferente na Escola’
Reforço escolar é oferecido aos alunos da rede municipal de Franca até o mês de dezembro
A Secretaria de Educação anunciou a ampliação do Programa de Reforço Escolar, nas escolas da Rede Municipal, com a implantação do Projeto “Um dia diferente na escola”.
O objetivo da iniciativa é garantir até dezembro, aos estudantes de todas as escolas municipais, a recuperação contínua das aprendizagens.
Durante um dia da semana, os alunos estão sendo reagrupados em novas turmas, de acordo com o seu nível de desempenho, para que os professores possam trabalhar as habilidades, que cada grupo precisa desenvolver nas disciplinas de Português, desde a alfabetização, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além de Matemática.
Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que com a retomada das aulas presenciais no município, em agosto, a Prefeitura passou a oferecer atividades de apoio aos estudantes, visando enfrentar as defasagens de aprendizagem provocadas pelo período em que as escolas ficaram fechadas, devido à pandemia.
Segundo ela, os professores utilizaram os resultados de atividades avaliativas e de avaliações já realizadas pelos alunos, para comporem os grupos de reforço, que estão em atividade desde o dia 9 de agosto.
Os diagnósticos e atividades avaliativas aplicadas, após todas as etapas do retorno presencial, oferecem dados para a organização das turmas no dia diferente.
O reforço no contraturno escolar está sendo oferecido em 34 escolas e, inicialmente, a expectativa era atender cerca 1.500 alunos. Desta quantidade, aproximadamente, 1.200 crianças estão frequentando regularmente as aulas de reforço.
A secretária de Educação ressaltou que este trabalho visa garantir, não apenas neste dia diferente, mas em todas as aulas, a utilização de novas metodologias, levando em consideração os processos educativos dos estudantes, atividades de apoio pedagógico, metodologias reflexivas e de resolução de problemas e o planejamento, considerando os conhecimentos dos alunos.
Para o desenvolvimento desta ação, os professores e coordenadores pedagógicos participaram de um curso de formação, com a finalidade de subsidiar o planejamento das atividades de reforço do contraturno e do projeto “Um dia diferente na escola”, além de monitorarem a frequência dos estudantes a cada 15 dias pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e atender todos os dias, os estudantes com vulnerabilidades, garantindo o atendimento pedagógico necessário.
Além disso, as unidades receberam materiais do Programa Ler e Escrever, EMAI, Aprender Sempre e Currículo em Ação.
Ainda de acordo com Márcia Gatti, para a próxima semana está prevista a segunda ação de busca ativa, visando o retorno de alunos para a escola, além da orientação e conscientização dos pais sobre a importância dos estudantes frequentarem as aulas de reforço, devido a defasagem na aprendizagem, agravada pela pandemia.
A secretária comentou ainda que algumas unidades escolares estão atendendo 100% a quantidade de alunos matriculados, porém em cumprimento aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, será feita uma avaliação junto às autoridades de saúde para o anúncio do retorno total dos estudantes às escolas.
Além disso, a Rede Municipal de Educação faz parte do Sistema Estadual de Ensino e deve cumprir o que for deliberado e normatizado pelo Conselho Estadual de Educação. Durante este período, com o ensino híbrido, continuarão sendo oferecidas atividades, vídeos, orientações e atendimentos remotos, bem como atividades impressas para serem realizadas em casa.
“Para reconstruir a educação, precisamos de comprometimento, foco, planejamento e muita disposição”, disse Márcia Gatti.