compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Alguns produtores e os moradores dizem estar rezando para a região não se transformar na bola da vez dos grandes incêndios
O fogo vai tomando vai atingindo pastagens, canaviais e matas protegidas, destruindo tudo em volta
As queimadas registradas em vários locais da área rural de Franca e de outras cidades da região estão tirando o sono das pessoas.
Um vídeo compartilhado em redes sociais mostrou o fogo das queimadas chegando próximo das cidades.
Também perigoso – claramente demonstrado no vídeo – é a fumaça que encobre as estradas, colocando em risco a vida de motoristas.
Perto de Ituverava o trânsito nas estradas precisou ser interrompido porque não havia visibilidade mínima de segurança para os motoristas.
Também perto de Morro Agudo os próprios motoristas colocaram barreira para impedir o trânsito enquanto não dissipasse a fumaça que encobria a estrada.
Um outro vídeo mostrou o esforço do Corpo de Bombeiros para tentar controlar um incêndio na pastagem.
Não há recursos humanos, nem materiais e nem hídricos para combater mais de uma queimada, o que coloca em risco as propriedades, moradias e pessoas.
São queimadas que até podem começar pequenas, mas tomam proporções gigantescas, atingindo pastagens e canaviais.
“É praticamente incontrolável”, disse um motorista que parou para filmar as chamas se espalhando pelos campos e a fumaça encobrindo as estradas.
Existe o agravante de que só há previsão de chuva forte no mês que vem. A previsão de agora é sempre de chuva fraca, insuficiente para ajudar no combate às queimadas.
O governo do Estado está fazendo uma campanha de esclarecimento e orientação, mas os resultados são insuficientes diante dos movimentos de queimadas.
Alguns produtores e os moradores dizem estar rezando para a região não se transformar na bola da vez dos grandes incêndios vistos em países da Europa.