Obras públicas farão reuso de água para dar exemplo de economia na estiagem

  • Marcia Souza
  • Publicado em 18 de agosto de 2021 às 20:00
  • Modificado em 18 de agosto de 2021 às 22:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Crise hídrica e possibilidade de restrição no uso de água foram levantados pelos deputados para aprovar matéria

Meio Ambiente

Crise hídrica e possibilidade de restrição no uso de água foram levantados pelos deputados para aprovar matéria

Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram Projeto de Lei propondo que na construção ou reforma de prédios públicos estaduais sejam adotados sistemas de captação de água da chuva para reuso.

A proposta mostra-se atual e necessária, uma vez que São Paulo passa por uma crise hídrica, devido ao baixo volume nos reservatórios.

“O reuso da água é uma alternativa viável e de baixo custo, mas, mais do que pedir para a população economizar, também o Estado tem de fazer a sua parte e dar o exemplo”, defende o deputado Marcos Damasio, autor do projeto.

O projeto sugere a inclusão de “reservatórios/cisternas para captação da água de chuva, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”.

A água armazenada seria usada para a limpeza de espaços físicos diversos, jardinagem e reaproveitamento nas descargas dos sanitários, gerando economia de água e na conta no fim do mês.

Marcos Damasio acredita que a adoção desse recurso ecológico pelo Estado vai motivar a população e setores econômicos importantes a também adotar essa medida sustentável. “O ideal é que o reuso da água da chuva seja um hábito entre todos independentemente da crise bater à porta”, concluiu o deputado.


+ Meio Ambiente