Chuva de estrelas vai até dia 24 de agosto. Veja o que aconteceu neste fim de semana

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 16 de agosto de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) registrou fenômeno em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo

Estação instalada em Pardinho (SP) flagrou mais de 200 meteoros Perseidas

Um “surto” inesperado de meteoros Perseidas foi registrado neste fim de semana no Brasil, Estados Unidos e Canadá. O fenômeno também “desenhou” o céu de cidades do interior do estado de São Paulo.

Vários meteoros foram vistos também nos céus de Franca, embora não houvesse gravação do fenômeno.

Em Nhandeara (SP), a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) registrou o “surto” na sexta-feira (13), mas o pico do fenômeno durou todo o fim de semana.

Outro registro foi em Pardinho (SP), no sábado (14). A estação que fica no município flagrou 243 meteoros no céu apenas naquela noite.

Ao G1, o astrônomo Renato Poltronieri explicou que há registros de meteoros diariamente, mas um “surto” como este é mais difícil de acontecer.

“Não é tão comum. É que neste caso a Terra está atravessando a trilha de partículas deixada pelo cometa que gerou a chuva Perseidas”, disse o astrônomo.

A chuva de meteoros continua até o dia 24 de agosto, podendo ser vista em todas as regiões do Brasil, embora o Sudeste tenha melhor visibilidade.


+ Ciência