compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Os espectadores podem olhar para o oeste cerca de 45 minutos após o pôr do sol para ver o evento nessas noites, mas ele pode ser visto até 14 de julho
Os observadores do céu terão um tratamento (inter) estelar esta semana. Olhe para cima e você terá uma vista deslumbrante de Vênus, Marte e a lua na noite desta terça-feira (13), de acordo com a EarthSky.
Vênus e Marte estiveram se movendo em direção um ao outro durante todo o fim de semana, culminando em seu encontro mais próximo durante a madrugada de terça-feira por volta das 4 da manhã (horário de Brasília).
Visto da Terra, os planetas parecerão apenas meio grau — ou apenas a largura de um dedo — separados, segundo a NASA. Este encontro de planetas no céu é conhecido como conjunção planetária.
Isso é apenas uma ilusão, é claro, porque os dois planetas estão extremamente distantes um do outro na realidade.
Bem pertos
“Mesmo durante esta conjunção, eles ainda estarão a muitos milhões de quilômetros de distância”, disse Giada Arney em um vídeo no site da NASA. “Mas, do nosso ponto de vista aqui na Terra, eles parecerão estar próximos.”
Arney é uma cientista espacial de pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA e a investigadora principal adjunta da missão DAVINCI + a Vênus.
DAVINCI + significa Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging Plus.
Uma vez que este momento coincide com o retorno da lua jovem ao céu noturno, a conjunção de Vênus e Marte aparecerá ao lado de uma estreita lua crescente que é apenas 10% iluminada.
3 em 1
A maioria dos observadores será capaz de ver os três corpos celestes nas noites de segunda e terça-feira, de acordo com a NASA.
Os espectadores podem olhar para o oeste cerca de 45 minutos após o pôr do sol para ver o evento nessas noites, mas ele pode ser visto até 14 de julho se o céu estiver limpo.
Vênus, o mais próximo da Terra e o planeta mais brilhante do céu noturno, aparecerá ligeiramente acima do planeta vermelho.
Marte, o planeta da guerra, mitologicamente falando, será muito menor e mais escuro em comparação com o brilhante Vênus, o planeta do amor.
Como ver
Primeiro, procure o resplandecente Vênus, depois mude os olhos um pouco para baixo em busca do ponto menor que é Marte.
Vênus e Marte estão no céu noturno em julho, aproximando-se lentamente e, eventualmente, passando um pelo outro.
Vênus começou o mês abaixo de Marte e está se movendo para cima e para longe do sol poente à medida que o planeta vermelho cai e se aproxima do sol poente.
O planeta vermelho é mais visível no início de julho e se torna mais difícil de detectar com o passar do mês, de acordo com a EarthSky.
Você provavelmente não verá nada em agosto. Vênus, no entanto, permanecerá no céu noturno pelo resto do ano, atingindo seu maior brilho em 4 de dezembro junto com a lua nova.
A conjunção é apenas um dos eventos espetaculares que você pode assistir no céu noturno este ano.