compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O segmento de Festa Junina foi um dos mais impactados na arrecadação e distribuição de direitos autorais no ano passado e neste ano
O período das festas juninas é tradicional pelas “quadrilhas” e o som das sanfonas e pandeiros
Com a celebração do dia de São Pedro, nesta terça-feira (29), termina o mês em que se celebram as festas juninas.
Pela tradição, o dia de Santo Antônio abriu as celebrações no dia 13 de junho, seguido de São João, no dia 24 de junho, e terminando agora com a celebração a São Pedro.
Aproveitando o mês das tradições juninas, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento das músicas mais tocadas nos últimos 10 anos nos festejos juninos, para destacar a importância dos compositores e artistas, que são responsáveis pelas canções tradicionais desta época.
Na liderança do ranking, “Festa na roça”, de Mario Zan e Palmeira, continua como a mais executada do segmento de Festa Junina.
Essa música, inclusive, foi a mais tocada em shows e eventos juninos no país nos últimos quatro anos.
Também se destacaram no top 3 das canções da década “Olha pro céu”, de Gonzagão e José Fernandes de Carvalho, e “Asa branca”, de Humberto Teixeira e Gonzagão.
O segmento de Festa Junina foi um dos mais impactados na arrecadação e distribuição de direitos autorais no ano passado, primeiro ano em que o Brasil enfrentou a pandemia do coronavírus.
A queda nos rendimentos em direitos autorais destinados aos compositores e artistas, que tiveram suas canções tocadas em eventos juninos, foi de 83% em comparação ao ano de 2019.