Testes da ButanVac, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, tem 81 mil inscritos

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O site do centro de pesquisa recebeu 160 mil acessos nos dois primeiros dias desde o lançamento. Ao todo, 418 voluntários serão selecionados para a fase 1 do estudo.

Dos mais de 81 mil pré-cadastros no site do Instituto, apenas 418 voluntários serão submetidos aos testes clínicos

O Instituto Butantan registrou 81 mil inscrições de voluntários nas primeiras 48 horas desde a abertura do pré-cadastro para o início dos testes clínicos de fase 1 da ButanVac.

O site desenvolvido pelo instituto recebeu 160 mil acessos nos dois primeiros dias após o lançamento, segundo o Butantan.

Apesar da quantidade de interessados, somente 418 voluntários com idade acima de 18 anos serão selecionados nesta etapa.

“São pessoas que acreditam na vacina, na ciência e na experiência do Butantan em salvar vidas. 81 mil vezes obrigado”, comemorou o instituto em publicação nas redes sociais.

Próximos passos

A autorização para os testes em seres humanos foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 9 de junho.

A fase 1 será desenvolvida pela faculdade de medicina da USP no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) e tem como objetivo avaliar se a vacina é segura e a seleção de dosagem.

O estudo está previsto para durar até 17 semanas.

Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, o pré-cadastro é uma forma de encaminhar os voluntários para os responsáveis pelos centros que realizarão os estudos e que, portanto, farão a seleção dos participantes.

De acordo com o portal G1, citando o diretor Dimas Covas, a primeira etapa do estudo será a única com administração de placebo.

Depois, os testes vão analisar a resposta imunológica do organismo com a apresentada por outros imunizantes, inclusive a CoronaVac

 


+ Ciência