O objetivo inicial foi desenvolver um teste diagnóstico baseado na técnica RT-LAMP, que fosse mais barato, que não dependesse de insumos importados ou disponibilidade de infraestrutura laboratorial sofisticada.
O pesquisador Gerson Kobayashi, do CEGH-CEL, primeiro autor do trabalho, também queria um teste permitisse um rápido diagnóstico, num período de 24 horas.
O RT-LAMP é uma técnica de amplificação e detecção de material genético semelhante ao RT-PCR, porém é mais rápida, mais barata e não requer equipamentos especializados para sua execução.
Metodologia
Para desenvolver a metodologia, os pesquisadores usaram cerca de 150 amostras de saliva coletadas de pacientes com sintomas de covid-19, em colaboração com o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e com a empresa Prevent Senior.
“Para determinar o seu potencial no diagnóstico, também analisamos a carga viral nestas salivas e comparamos com dados do teste RT-PCR feito em swabs de nasofaringe, que é o padrão ouro atual para diagnóstico de covid-19”, diz o pesquisador.